Live

Bolsonaro diz que Justiça deve cobrar a Petrobras pela alta dos combustíveis

O presidente leu uma notícia sobre o governo federal ser cobrado a dar explicações sobre o preço dos combustíveis e passou a responsabilidade para a estatal

Raphael Felice
postado em 17/03/2022 20:38
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Na noite desta quinta-feira (17/3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar da Petrobras e da escalada de preços da gasolina e do diesel durante uma live nas redes sociais. Ao ler uma notícia em que a Justiça pedia ao governo federal explicações para a alta dos combustíveis, o presidente disse que a estatal que deveria ser cobrada e que é "praticamente independente". 

“Eu não tenho ascendência sobre a Petrobras. Se eu quiser, hoje, trocar o presidente da Petrobras não posso trocar. Se eu quiser, hoje, tirar diretor da Petrobras, eu não posso trocar. A Petrobras é praticamente independente. Então cobrem da Petrobras, cobre de quem é de direito, não de mim. Se eu tivesse poder, obviamente poderia sugerir coisas a Petrobras e em comum acordo, discutindo etc, aceitaríamos muita coisa lá visando sempre a produtividade e em consequência a diminuição do preço dos combustíveis”, justificou.

Segundo Bolsonaro, caso o Brasil terminasse as obras de três refinarias, ele seria superavitário em petróleo e disse que há países cobrando preços maiores na gasolina, mas não citou exemplos.

“Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é a única que não refina petróleo. Não foi feito refinaria do Maranhão, Ceará nem a do Rio de Janeiro, prejuízo de mais de R$ 100 bi onde não se refina nada. Então, nós temos que comprar por volta de 25% do diesel e gasolina refinado lá fora. Se essas 3 refinarias tivessem sido concluídas, hoje,nós seríamos superavitários em diesel e gasolina e estaríamos exportando então gasolina e diesel. Isso não aconteceu, infelizmente, e é uma das causas do preço”, disse

“O preço está alto no Brasil, mas não é o Brasil que está praticando esses preços, está bem abaixo da média. Caso as 3 refinarias tivessem sido concluídas estaríamos produzindo mais 3 milhões e meio de barris por dia de petróleo, seria uma produção 51% maior do que temos atualmente. Seremos auto suficiente e exportador de diesel a gasolina e não importador”, complementou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação