Brasília

Candidatos na disputa eleitoral participam de evento sobre gestão pública

Com nomes associados à instituições como Sebrae, Enap e Fundação Dom Cabral, políticos mostram possível articulação para formar aproximação de setores específicos, principalmente servidores público

Tainá Andrade
postado em 22/03/2022 22:14 / atualizado em 22/03/2022 22:17
 (crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), iniciado, nesta terça-feira (22/3), em Brasília, reuniu uma agenda com instituições brasileiras de renome entre os empreendedores e a gestão pública. Direcionado aos servidores públicos de todas as esferas, gestores e acadêmicos, os painéis misturam os nomes de diretores - do Sebrae, Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Fundação Dom Cabral, por exemplo - ao de políticos que pleiteiam postos nas eleições deste ano. A participação no evento pode ser uma evidência de tentativa de aproximação deste público para mostrar as bandeiras deles.

Entre os debatedores dos painéis estará, por exemplo, Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PSDB-PE), que disputará o governo de Pernambuco nas eleições deste ano. Na mesma palestra também estará a deputada federal, Paula Belmonte (Cidadania-DF), que integra a Frente Parlamentar do Empreendedorismo. A negociação em torno de Belmonte é para concorrer ao Senado Federal.

Possivelmente, ela estará junto ao candidato da oposição ao governo do DF, com o senador Reguffe (Podemos). As duas políticas falarão sobre o protagonismo da mulher no setor público junto com Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura.

Estava prevista a participação do governador Ibaneis Rocha (DF) na abertura do evento, mas ele não compareceu. Esse é o segundo evento relacionado ao empresariado que Ibaneis tem o nome confirmado.

No final de dezembro, ele discursou para o Sindivarejista, no Dunia Hall. Na ocasião, lembrou que a gestão delas foi voltada a ouvir os empresários e atender as demandas na medida que conseguiu.

Especialistas que analisam o cenário eleitoral presentes no evento, explicaram à reportagem que a conjectura das eleições nos estados se voltará principalmente para a avaliação gravada na memória dos eleitores a respeito das entregas dos candidatos em seus mandatos. Ou seja, poderá despontar nas pesquisas quem estiver se destacando por uma gestão eficiente.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação