Os excluídos

Correio Braziliense
postado em 25/03/2022 00:01

Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff teve um governo avaliado como desastroso, tanto na política quanto na economia. A gestão dela mergulhou o Brasil na recessão. Em agosto de 2016, a petista sofreu um processo de impeachment no Congresso, sob a acusação de ter cometido crime de responsabilidade ao recorrer a manobras contábeis conhecidas como pedaladas fiscais. Uma ala do PT tenta, portanto, isolá-la.

José Dirceu

O ex-ministro foi condenado duas vezes no âmbito da Operação Lava-Jato. Em 2016, por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa num esquema de contratos superfaturados da construtora Engevix com a Petrobras. No ano seguinte, por ter recebido R$ 2,1 milhões em propina de um contrato entre a empresa Apolo Tubulars e a estatal. Ele já havia sido condenado no processo do mensalão por corrupção ativa.

José Genoino

O ex-deputado federal e ex-presidente do PT foi condenado por corrupção ativa, em 2012, no processo do mensalão — esquema de compra de votos de parlamentares para favorecer o governo. Ele passou a cumprir a pena em novembro de 2013. Acabou contemplado com o indulto de Natal em 2014, confirmado, no início do ano seguinte, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Tags

CONTINUE LENDO SOBRE