Moeda de troca

Correio Braziliense
postado em 27/03/2022 00:01
 (crédito: kleber sales)
(crédito: kleber sales)

A escolha de um novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), para vaga a ser aberta pela aposentadoria da ministra Ana Arraes, em julho, ocorrerá somente após as eleições de outubro. O lugar é da Câmara dos Deputados e vem sendo tratado nos bastidores como um grande ativo para que o atual presidente da Casa, Arthur Lira — se reeleito deputado federal, e tudo indica que será —, monte seu jogo para mais dois anos no comando do Legislativo, seja quem for o próximo presidente da República. Até aqui, cinco deputados já se apresentaram: Soraya Santos (PL-RJ), Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), Hugo Leal (PSD-RJ), Danilo Forte (PSDB-CE) e Fábio Ramalho (MDB-MG). Outros nomes virão.

Nem os ministros do TCU estão preocupados com atrasos nessa escolha. É que há quatro substitutos para a hipótese de afastamento de algum dos ministros titulares. Aliás, o próprio Arthur Lira já foi informado de que não precisa ter pressa. E, como este semestre a Câmara deve continuar com as votações pelo sistema remoto e restabelecer o sistema 100% presencial somente depois das eleições, ninguém está ansioso por essa escolha. A não ser, obviamente, os candidatos.

O teste de Ribeiro

A ida do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Senado, esta semana, é vista no meio político como uma prova para verificar o grau de apoio que ele mantém na bancada evangélica. Se não conseguir ninguém que o defenda, o futuro no ministério fica mais incerto.

O risco da terceira via

Mantida a polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, os demais postulantes terão dificuldades em encontrar quem replique suas respectivas campanhas nos estados e municípios. Não são poucos, hoje, os candidatos a governos estaduais e ao Senado que dizem, entre quatro paredes, que vão cuidar da própria vida e deixar que cada candidato ao Planalto se vire atrás de voto.

Leite ressabiado

A polarização e o risco de abandono foram cruciais para levar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a rever a decisão de deixar o PSDB para concorrer à Presidência da República pelo PSD. A avaliação de muitos aliados é de que, no PSD, correria o risco de ficar sozinho.

Assim não dá

Os bolsonaristas buscam um discurso para explicar a equação dos valores dos combustíveis. Afinal, mesmo com impostos federais reduzidos e dólar mais baixo, não se vê a redução dos preços ao consumidor final.

Missão/ O ministro da Cidadania, João Roma, bateu o martelo e será mesmo candidato ao governo da Bahia, a fim de montar um palanque para o presidente Jair Bolsonaro. Na filiação hoje, em Brasília, essa definição estará sacramentada.

Imagem não falta/ O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), não deixa uma passagem por São Paulo sem registro em vídeo. Já está tudo armazenado e catalogado para mostrar na campanha ao governo do estado.

Hora do relax/ Para fugir da rotina estressante no Planalto, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, tem recorrido ao... beach tennis, no Iate Clube. "Quando consigo sair cedo, não falto", diz.

Política & rock/ Os advogados de Jair Bolsonaro podem até recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os organizadores do Lollapalooza evitem manifestações como a de Pablo Vittar em favor de Lula. Porém, vai ser difícil segurar o público e até mesmo os artistas. Nos bastidores, tem gente dizendo que pode até pagar multa, mas não vai deixar de se manifestar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags