Eleições 2022

Tarcísio Freitas deixa o ministério para concorrer ao governo de SP

Em seu lugar assumiu o ex-secretário-executivo, Marcelo Sampaio, que prometeu continuar os projetos, e uma gestão com a lógica de política de estado

Tainá Andrade
postado em 31/03/2022 22:46 / atualizado em 31/03/2022 22:46
Tarcísio de Freitas deixa o ministério da infraestrutura -  (crédito: Alan santos/PR)
Tarcísio de Freitas deixa o ministério da infraestrutura - (crédito: Alan santos/PR)

Tarcísio Freitas, que irá concorrer a disputa para o governo de São Paulo, pelo PL, deixou, nesta quinta-feira (31/3), o cargo no Ministério da Infraestrutura (MInfra). Assumiu a pasta o ex-secretário-executivo e braço direito de Freitas, Marcelo Sampaio.

“É um fim de um ciclo e o começo de uma nova era. Tem muita coisa planejada, tem gente nova chegando com sangue novo, com talento. É uma equipe de elite e eu tive um privilégio grande em trabalhar com um time maravilhoso. Nós temos que ser a geração da transformação do Brasil, então continuem sendo esses excelentes profissionais pelo Brasil e meu muito obrigado!”, disse o ex-ministro.

O ministério, por orientação do presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem a meta de manter a continuidade de seus projetos, por isso preza por um quadro formado por técnicos de infraestrutura de transportes. Sampaio continuará a gerir o programa de concessão de ativos à iniciativa privada, concluir obras prioritárias mesmo com recursos públicos limitados e de avançar na modernização da logística nacional de transportes.

"Eu sempre estarei disponível pelo diálogo. Vocês estão diante de dois ministros técnicos e nosso presidente encarou a infraestrutura como agenda de Estado. E hoje no ministério nós temos meritocracia, carreiras ocupando cargos técnicos de tomada de decisão e isso é encarar a infraestrutura de forma séria. Eu sigo tocando o legado de ter a melhor equipe do Ministério da Infraestrutura da história", disse Marcelo Sampaio, no seu primeiro discurso como ministro da Infraestrutura, na cerimônia no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizado em Brasília.

Biografia do novo ministro

Marcelo Sampaio é engenheiro e mestre em Planejamento de Transportes com estudos em Avaliação de Vulnerabilidade de Infraestrutura de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB).

Sampaio participou da transformação digital da pasta, que segundo dados do Minfra, economizou R$ 660 milhões aos cofres públicos. Também desburocratizou os transportes com a plataforma Documento Eletrônico de Transporte (DT-e).

Além disso, foi responsável pelo projeto piloto do Governo Federal de adoção da metodologia BIM, de construção inteligente em todas as etapas de obras de alta complexidade do setor público.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação