General fala em guerra

Correio Braziliense
postado em 08/04/2022 00:01

Na solenidade de promoção de oficiais-generais, ontem, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Marcos Antônio Amaro dos Santos, afirmou que o Brasil precisa estar preparado para a guerra. Como justificativa, citou a situação da Ucrânia, que, segundo o militar, foi "invadida" pela Rússia.

"A guerra não precisa de convite. E ela chega mais cedo para os despreparados. Assim, devemos ter poder dissuasório para desencorajar, com meios convencionais, ameaças à nossa soberania. Tome-se, a título de ilustração, a invasão da Ucrânia, ocorrida no último mês de fevereiro para contextualizar os desafios do Exército brasileiro, que são também certamente desafios das forças irmãs, a Marinha e a Força Aérea. Não é nenhum luxo para um país soberano ter forças armadas em condições de ser empregadas", disse. O presidente Jair Bolsonaro (PL) participava do evento.

De acordo com o general, "a guerra, de forma simples, pode ser definida como um ato de violência em que um lado tenta impor ao outro a sua vontade". Amaro salientou, também, que é função do Estado disponibilizar recursos orçamentários para a Defesa.

"A estratégia nacional de defesa prevê que ao menos 2% do Produto Interno Bruto do país devam ser destinados ao preparo das Forças Armadas. A responsabilidade pelo cumprimento e pela satisfação das demandas da Defesa Nacional não cabe exclusivamente aos militares. Ao contrário, cabe ao Estado brasileiro", observou. (IS)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags