eleições

Lula janta com senadores emedebistas no Lago Sul nesta segunda

O ex-presidente está reunido com caciques do MDB na mansão do ex-senador Eunício Oliveira, que negou qualquer "boicote" ao nome da senadora Simone Tebet: "Não tem nenhuma traição, não tem nada disso"

Vinicius Doria - Especial para o Correio
Taísa Medeiros
Victor Correia
postado em 11/04/2022 21:08 / atualizado em 11/04/2022 21:08
Lula em Brasília nesta segunda (11/4) -  (crédito: Minervino Júnior/C.B./D.A. Press)
Lula em Brasília nesta segunda (11/4) - (crédito: Minervino Júnior/C.B./D.A. Press)

Pouco depois das 20h30min o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao jantar na mansão do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no Lago Sul. No local Lula se encontrou com um grupo de senadores, em sua maioria emedebistas.

O grupo promoveu o encontro para reforçar os argumentos a favor da candidatura Lula, em especial devido aos palanques no Nordeste e em estados em que já há articulação com o PT para as eleições de outubro. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) destacou ao Correio que se trata de “um jantar de cortesia”, sem objetivos de ordem partidária.

“Com relação à candidatura [do MDB], defendo que se nós tivermos peso eleitoral, será ótimo, é tudo o que o partido quer: ter (um) candidato próprio. Mas se não houver mudança na fotografia das pesquisas fica difícil os partidos homologarem esses nomes”, argumentou Calheiros.

O anfitrião da noite, Eunício Oliveira, definiu o encontro de caciques como “uma noite de debates, e não de adesão” e disse acreditar que, de qualquer maneira, a eleição “vai terminar” entre Lula e Bolsonaro. “A democracia permite que você pense diferente, que aja de forma diferente dos outros. Nós não estamos fazendo esse jantar para boicotar, em absoluto, a candidatura da senadora Simone [Tebet]. Não tem nenhuma traição, não tem nada disso”, garantiu.

Entre os senadores convidados para o jantar ainda estavam Giordano (MDB-SP), Flávio Arns (Podemos-PR) e Kátia Abreu (PP-TO), que não puderam comparecer por não estarem em Brasília. O ex-senador Romero Jucá (MDB) também foi convidado, mas não compareceu pois cumpria agenda com ações de pré-campanha em seu estado, Roraima.

Candidatura própria

Mais cedo, em São Paulo, Tebet reuniu-se com Michel Temer e com o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi, no escritório do ex-presidente. O encontro foi resposta à ala emedebista liderada por Renan Calheiros que defende o apoio do partido a Lula.

“Os líderes emedebistas discutem os fatos que mostram o fortalecimento da pré-candidatura de Tebet à Presidência da República pelo partido”, afirmou em nota a assessoria da senadora.

Após o encontro, Baleia Rossi, em suas redes sociais, declarou que “o MDB é um partido democrático. Toma as decisões por maioria, e respeita as minorias. Há meses, mesmo com diferenças regionais, há uma ampla maioria formada a favor da candidatura própria”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação