CB.Poder

Orlando Silva: PL das Fake News é necessário para fazer "eleição mais segura"

Projeto de lei, que teve pedido de urgência negado na Câmara, já está maduro, segundo o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP)

Raphael Pati*
postado em 14/04/2022 18:15 / atualizado em 14/04/2022 18:17
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA.Press)

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou sobre o PL das Fake News na edição desta quinta-feira (14/4) do CB.Poder, um programa do Correio em parceria com a TV Brasília. Relator do projeto de lei na Câmara, o parlamentar teve seu pedido de urgência para a votação do PL negado no último dia 6.


Segundo Orlando Silva, já há maturidade para o texto entrar em votação, sem a necessidade de passar pelas comissões. “Eu diria que nós já temos um texto maduro para ser votado na Câmara. Regime de urgência é um critério regimental para que você possa apreciar no plenário, sem ter a passagem pelas comissões, porque essa etapa de debate público foi feito em um grupo de trabalho montado durante o ano passado”, analisou.

Por ocasião das eleições em outubro, o deputado alegou ser fundamental que o PL das Fake News seja votado ainda no primeiro semestre. Segundo ele, a aprovação do projeto é necessária para se “ter uma eleição mais segura e para ser ainda mais confiável''.

Sobre as críticas ao projeto, o qual, supostamente, fortaleceria a censura, Orlando disse que a citada censura já é feita pelas redes sociais e demonstrou ser contrário a tal atitude.

“Hoje, você publica, a empresa avalia, decide e comunica: ‘violou o nosso sistema de uso’. Nós consideramos isso errado, porque pode produzir um sistema de censura privado. Nós defendemos que haja o direito de contraditório”, defendeu.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação