Política Econômica

Ministro da Fazenda do governo Lula elogia BC do governo Bolsonaro

Em conversa com empresários, Mantega negou que a polarização Lula e Bolsonaro seja uma disputa entre socialismo versus capitalismo, diz que governo do PT será de centro e cita Geraldo Alckmin

Raphael Felice
postado em 18/04/2022 23:09 / atualizado em 18/04/2022 23:20
 (crédito: CB/D.A. Press)
(crédito: CB/D.A. Press)

Em almoço com empresários, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega elogiou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta segunda-feira (18/4). Titular da Fazenda nos governos Dilma e Lula - entre 2006 e 2015 - o economista afirmou que o Banco Central do governo Bolsonaro estava tendo um desempenho melhor que na época petista. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de São Paulo.

Na visão de Mantega, o atual chefe do BC foi mais ousado ao baixar as taxas de juros durante a crise econômica, diferentemente do que fez Henrique Meirelles em 2008, durante a crise econômica, que elevou as taxas de juros e demorou quatro meses para começar a baixar.

O ex-ministro foi além, e disse que a política cambial da época não foi a adequada e está sendo corrida agora. Guido disse também que “Campos Neto é melhor que Meirelles”.

Capitalismo x Socialismo

Visto com desconfiança por parte dos empresários, sobretudo por conta da gestão Dilma, Mantega fez parte do grupo de economistas que discute a parte econômica no plano de governo de Lula na disputa eleitoral.

Durante o almoço, Mantega teve que dar explicações sobre o modelo de gestão econômica do PT, caso Lula vença as eleições. O ex-ministro da Fazenda foi questionado se o pleito em outubro seria entre Capitalismo x Socialismo.

Mantega respondeu que durante os governos petistas foram feitas concessões e parcerias público-privadas (PPP), que Lula quer melhorar a vida do povo brasileiro e que o ex-presidente terá um governo de centro e usou a entrada de Geraldo Alckmin, como vice, na chapa como argumento para convencer o empresariado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação