COLUNA BRASÍLIA/DF

Resta o Congresso

Denise Rothenburg
postado em 24/04/2022 00:01
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Juristas e advogados que passam o fim de semana debruçados sobre a graça que o presidente Jair Bolsonaro concedeu a Daniel Silveira (PTB-RJ) e se preparam para a batalha jurídica que vem pela frente avaliam que não há muito o que fazer, em relação à prerrogativa presidencial. A concessão da graça é atribuição privativa do presidente da República. E há várias manifestações de ministros do próprio Supremo neste sentido sobre indultos, que também valem para a situação individual do deputado. Uma delas diz, por exemplo, que o poder do indulto é tão amplo que o plenário do STF decidiu que "não se reclama o trânsito em julgado" da condenação, conforme caso relatado pelo ministro Sepúlveda Pertence. Logo, resta punir Daniel com a perda do mandato.

Da parte dos atuais ministros do Supremo Tribunal Federal, a maioria evita se pronunciar abertamente sobre o indulto concedido a Daniel Silveira porque está tratando de recuperar a antiga máxima "juiz fala nos autos". Afinal, caberá ao STF se pronunciar, diante da enxurrada de ações contra o ato do Presidente da República.

A dúvida do mercado

Depois de uma temporada em Nova York para aulas e palestras, o cientista político Murilo de Aragão voltou com a certeza de que o mercado americano está de olho no Brasil, mas o pé dos investidores continua no freio. Dólar barato atrai, mas a incerteza eleitoral afasta.

Dogmáticos versus pragmáticos

Uma das dúvidas do mercado é quem vai predominar se Lula vencer: os pragmáticos, que preferem a economia saudável e capaz de promover o crescimento do país ainda que sem um Estado tão propulsor do desenvolvimento, ou aqueles que colocam os dogmas acima de tudo e rechaçam as privatizações.

Incógnitas

Obviamente, ainda há tempo para Lula apresentar seu plano. Mas saber quem vai prevalecer, se dogmáticos ou pragmáticos, só mesmo se o petista vencer. "Hoje, o PT não tem a mesma aceitação de Lula", diz Aragão. Por isso, fazer essa distinção entre as alas petistas é considerado um ponto fundamental.

Nada é para já

Dos pré-candidatos a presidente que desfilaram até agora, dois já são vistos como fora do páreo: Sergio Moro (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB). Se alguém levar em conta que, no ano passado, Luciano Huck ainda aparecia como pré-candidato, são três os que ficaram pelo caminho da pré-campanha.

Maio é mais um "entreposto"

A insistência dos partidos de centro em escolher um candidato em maio é considerada um "teatro" por parte de alguns mais experientes na política. Em 2018, por exemplo, Ibaneis Rocha só anunciou oficialmente que concorreria ao governo do Distrito Federal em 2 de agosto. Sequer participou das primeiras sabatinas na mídia.

De novo, não/ A resposta dura e seca que o presidente Jair Bolsonaro deu ao ex-presidente Michel Temer diante da proposta de recuar na concessão de graça a Daniel Silveira foi proposital para tirar o emedebista da cena. Em setembro do ano passado, quando Temer foi chamado a Brasília, ficou nos bolsonaristas a sensação de que o MDB tentou surfar na onda.

Enquanto isso, a conta de luz ó.../ O governo anunciou o fim da bandeira vermelha, mas em alguns estados, o preço da energia continua subindo. O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) avisa que, no Ceará, o aumento foi de mais de 20%, sendo que o setor produtivo, que trabalha com irrigação, chegou a 32%. "Está se trabalhando mais para construir crises no Brasil, do que para resolvê-las. Esta da energia é uma delas", diz ele, pedindo uma lupa sobre as agências reguladoras.

Um teste para Simone/ Amanhã, a senadora Simone Tebet (foto) tem encontro marcado com a Associação Comercial de São Paulo. Será o momento de a pré-candidata do MDB mostrar um projeto com começo, meio e fim.

E a festa não acabou/ O aniversário de Brasília já passou, mas as comemorações com o registro desses 62 anos permanecem. Vale visitar a exposição das capas do Correio Braziliense no Centro Cultural Banco do Brasil, desde sua primeira edição em 1960.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação