ELEIÇÕES 2022

Líderes começam conversas para definir critérios de nome da terceira via

Participaram da reunião Omar Nascimento (líder na Câmara do União Brasil); Roberto Freire (presidente nacional do Cidadania), Bruno de Araújo (presidente nacional do PSDB) e Baleia Rossi (presidente nacional do MDB)

Correio Braziliense
postado em 26/04/2022 20:22 / atualizado em 26/04/2022 20:50
 (crédito: Luiz Cervi)
(crédito: Luiz Cervi)

Lideranças dos partidos que pensam estrategicamente a terceira via para as eleições 2022 — União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania — detalharam, nesta terça-feira (26/4), os próximos passos para definir uma candidatura única. Além disso, reafirmaram a data de anúncio da pré-candidatura, dia 18 de maio.

De acordo com Baleia Rossi (MDB-SP), a partir de agora o "dever de casa" será "discutir com as lideranças quais os critérios consensuais para eleger um nome único". Esse conjunto de detentores da decisão são, principalmente, parlamentares e pré-candidatos aos governos estaduais. A definição será trazida na próxima semana pelos representantes dos partidos.

Sobre o que será levado em consideração nas conversas com as bases, Baleia detalhou alguns quesitos: intenção de voto, possibilidade de crescimento junto ao eleitor com perfil de centro, a rejeição, a própria opinião dos parlamentares e os palanques regionais que terão.

"Grande parte da reunião foi discussão política sobre a nossa responsabilidade. O país espera que essas forças políticas [presentes ali] se unam e deem uma resposta concreta para o país fazer a sua sintonia com o século 21. Não pode está discutindo pautas econômicas, políticas e sociais como se vivêssemos no século 20", comentou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

A fala também foi uma justificativa para o tempo de espera do anúncio, que foi divulgado com mais de uma hora e meia de atraso.

Participaram da reunião Omar Nascimento (líder na Câmara do União Brasil); Roberto Freire (presidente nacional do Cidadania), Bruno de Araújo (presidente nacional do PSDB) e Baleia Rossi (presidente nacional do MDB). Nenhum dos pré-candidatos à presidência estavam presentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação