Lava-Jato

Comitê de Direitos Humanos da ONU conclui parcialidade de Moro contra Lula

A decisão oficial deve sair nesta quinta-feira (28) e o órgão pode pedir medidas de reparação para o ex-presidente. Moro disse que só comentará ao ter acesso ao conteúdo da decisão

Victor Correia
postado em 27/04/2022 14:38 / atualizado em 27/04/2022 19:26
 (crédito: Ricardo Stuckert/ reprodução)
(crédito: Ricardo Stuckert/ reprodução)

O Comitê de Direitos Humanos da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) concluiu que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial em seu julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos ocorridos no âmbito da Operação Lava-Jato. O órgão concluiu ainda que Lula teve seus direitos políticos violados ao ser impedido de concorrer nas eleições de 2018.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27/4) na coluna de Jamil Chade, no portal UOL. A decisão ocorreu após seis anos de análise em Genebra, Suíça, por pedido da defesa do petista. O anúncio oficial será feito amanhã, segundo Chade, e as recomendações feitas pela ONU devem ser publicadas nos próximos dias, podendo incluir medidas para reparar os danos sofridos por Lula. 

O ex-presidente foi representado na ONU pelos advogados Valeska Zanin Martins e Cristiano Zanin Martis, e pelo britânico Geoffrey Robertson. A queixa feita junto ao órgão internacional inclui a detenção de Lula pela Polícia Federal em uma sala do aeroporto de Congonhas, em 2016, considerada arbitrária pela defesa; a parcialidade do processo e do julgamento; a difusão de mensagens privadas de Lula e sua família; e a impossibilidade de concorrer em 2018.

Em nota, Sergio Moro afirmou que não vai comentar o relatório da ONU até que tenha acesso ao seu conteúdo, mas lembrou que Lula foi condenado em três instâncias no Judiciário e por nove juízes.

Veja a nota de Moro na íntegra

O ex-Presidente Lula foi condenado por corrupção em três instâncias do Judiciário e pelas mãos de nove magistrados. Sua prisão foi autorizada pelo STF em março de 2018. Foi uma ação institucional decorrente da corrupção descoberta na Petrobras. A empresa pertencente aos brasileiros já recuperou, aliás, 6 bilhões de reais por conta do trabalho da Lava Jato. Sobre o relatório de comitê interno da ONU, pronunciarei-me apenas quando tiver acesso ao conteúdo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação