Alerta aos EUA sobre eleições

Correio Braziliense
postado em 30/04/2022 00:01

O Washington Brazil Office (WBO) enviou a autoridades do governo americano, ontem, um relatório sobre temas cruciais para as eleições brasileiras. O documento foi produzido por acadêmicos baseados tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

"As políticas do presidente Jair Bolsonaro levaram a um isolamento internacional do Brasil por conta da violação sistemática de direitos humanos, proteções ambientais, normas democráticas e o bem-estar na nação", disse o presidente do Conselho Administrativo do WBO, James Green. "É por isso que criamos o Observatório da Democracia para monitorar as eleições." A organização, com sede nos EUA, é dedicada a tratar das questões brasileiras.

O documento lista ataques de Bolsonaro a instituições, às eleições e a grupos como indígenas e quilombolas. Cita, ainda, o aumento do desmatamento e do desemprego, a perda de direitos trabalhistas, a pobreza e a insegurança alimentar.

Segundo o diretor-executivo do WBO, Paulo Abrão, os países devem seguir imediatamente as eleições brasileiras. "A integridade do processo eleitoral está sendo ameaçada pelos discursos oficiais, questionamento sobre a transparência do sistema de votos, ausência de neutralidade das Forças Armadas e grupos extremistas radicais atacando as instituições democráticas. Nós pedimos à comunidade internacional que virem o olhar ao Brasil antes que as eleições aconteçam", frisou. (VC)

Tags

CONTINUE LENDO SOBRE