ELEIÇÕES

Procuradoria reconhece fake news de Flavio Bolsonaro, mas isenta punição

Filho do presidente divulgou montagem com o ex-presidente Lula para dar a impressão de que petista estava "falando com o demônio"

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) publicou fake news contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas se posicionou contra uma possível punição ao parlamentar.

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um vídeo nas redes sociais contendo uma montagem com o petista para passar a ideia de que Lula estava "falando com o demônio" e que o "demônio estava tomando conta" dele.

A PGE concordou com a representação do PT contra Flávio Bolsonaro, no sentido de que a gravação foi editada para prejudicar a imagem do ex-presidente. "Costuma-se associar esse tipo de procedimento ao conceito de fake news", afirmou o órgão.

No entanto, defendeu que não ficou comprovado que a publicação ocorreu no “contexto” das eleições nem que tenha afetado a “integridade do processo eleitoral”.

Saiba Mais