Eleições 2022

Diretório do PSOL aprova federação com Rede Sustentabilidade

Decisão foi oficializada em reunião do Diretório Nacional do Partido na noite de segunda-feira (18/4), mas já havia sido sinalizada

O Diretório Nacional do PSOL aprovou na noite desta segunda-feira (18/4) a federação com a Rede Sustentabilidade, que será válida para as eleições deste ano e pelos próximos quatro anos. A decisão foi oficializada durante reunião virtual entre os dirigentes, mas a legenda já havia sinalizado a aprovação por meio de sua Executiva Nacional.

"A federação entre PSOL e Rede aprovará uma resolução sobre política de alianças que deve ser aplicada em todos os estados, vetando partidos que compõem a base de apoio ao governo Bolsonaro e governos declaradamente de direita", afirmou o partido em nota.

A Rede já havia aprovado a federação, por unanimidade, no dia 12 de março. 

Saiba Mais

A federação partidária é uma novidade para o pleito de 2022. Ela permite a união de dois ou mais partidos com estatutos e pontos programáticos em comum, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela tem duração mínima de quatro anos, diferentemente das coligações, que valem apenas para as eleições.

"Com isso, garantimos as prerrogativas negadas à Rede pela cláusula de barreira, fortalecemos a unidade contra Bolsonaro e impulsionamos agenda de combate à crise ambiental no Brasil!", afirmou o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, nas redes sociais. 

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, parabenizou o PSOL e a Rede pela decisão. "Junto com a Federação Brasil da Esperança caminharemos juntos para reconstruir o país!", disse.