Guerra aberta entre Lira e Calheiros em Alagoas

Correio Braziliense
postado em 02/05/2022 00:01

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve, por pelo menos 48 horas, a suspensão da eleição indireta para um governo-tampão no estado de Alagoas até o fim do ano. O magistrado é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 969, de autoria do PP.

As eleições estavam marcadas, originalmente, para a manhã de hoje. O cargo está vago desde que Renan Filho (MDB) renunciou para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de outubro. O vice, Luciano Barbosa (MDB), já havia deixado a função, depois de eleger-se prefeito de Arapiraca, em 2020.

Horas antes, o presidente do STF, Luiz Fux, já tinha suspendido a eleição até que Mendes se pronunciasse.

O impasse sobre o pleito local é mais um episódio da guerra judicial entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que têm seus favoritos ao pleito.

O candidato de Lira é o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que apoia Bolsonaro para a reeleição neste ano. Já o escolhido do grupo de Calheiros é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que deve reforçar o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.

Após a decisão de Fux, Lira usou as redes sociais para tripudiar do rival. "A decisão liminar do STF respalda o que os alagoanos desejam: transparência, rito jurídico legal e respeito às instituições e ao povo de Alagoas. O senador Renan Calheiros e seu fantoche vão continuar com a narrativa estapafúrdia de golpe? Ou irá destilar o seu veneno contra o STF?", publicou no Twitter. "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho (...). A pedra no caminho de Renan sempre foi e será a lei!", alfinetou.

Até o fechamento desta edição, Calheiros não havia se manifestado sobre a decisão, mas, no sábado, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recusou a suspensão, ele fez provocações a Lira pelas redes sociais. O senador ainda ironizou as vaias sofridas pelo deputado federal durante participação em evento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem o deputado é aliado. "A turma de Arthur Lira (que hoje foi vaiado na ExpoZebu em Uberaba) leva mais um passa-moleque, agora do STJ. Insistem em violar a Constituição, mal-acostumados com o golpismo bolsonarista. Esquecem que ainda há Poder Judiciário para barrar seus arreganhos. Tomara que aprendam", postou. (Com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags