Eleições

Secretário-geral do PT critica Lira: "Está alimentando jacaré"

Deputado Paulo Teixeira também afirmou que Lula não apoiará a permanência de Arthur Lira na chefia da Câmara. "Vai precisar de outras opções", indicou

Raphael Pati*
postado em 04/05/2022 15:33 / atualizado em 04/05/2022 15:43
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado federal Paulo Teixeira (SP) criticou a atuação de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados ao fazer uma sinalização de que o atual chefe do Poder Legislativo não terá o apoio do Executivo se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhar as eleições em outubro. Para Teixeira, Lira está "alimentando jacaré" em referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu acho que o Arthur Lira é o símbolo desse sistema. Como esse sistema não sobreviverá, caso o Lula ganhe — e acho que ele vai ganhar, certamente, ele vai precisar de outras opções na chefia do Congresso”, disse o deputado, nesta quarta-feira (4/5), em entrevista para o CB.Poder — programa do Correio, em parceria com a TV Brasília.

Em um evento realizado na terça-feira (3) com o partido Solidariedade, Lula disse que Arthur Lira age como se fosse o "imperador do Japão", por apoiar a instalação de um regime semipresidencialista no Brasil. Ele ainda criticou o presidente da Câmara por achar que “pode mandar, inclusive, administrando o orçamento”, segundo o petista.

O secretário-geral do PT endossou as críticas a Arthur Lira. Para ele, o chefe do Legislativo está "alimentando jacaré" ao distribuir dinheiro para outros políticos. O parlamentar também disse na entrevista ser necessário cassar o mandato de Daniel Silveira (PTB-RJ).

“Ele [Lira] está alimentando um jacaré, que é o presidente da República [Jair Bolsonaro]. Jacaré morde, e vai morder muito mais esse país e a ele, que, através do orçamento secreto, está se lambuzando. Distribuindo dinheiro para cá e para lá. Ele tem que colocar em votação a suspensão do mandato de Daniel Silveira, como propôs a comissão de ética.”

Paulo Teixeira ainda comentou que, se for eleito, Lula vai acabar com o ‘orçamento secreto’, apelido conferido às emendas do relator, que surgiram em 2020. “O que o Lula diz é o seguinte: ‘Esqueçam o orçamento secreto. Não vai haver orçamento secreto no meu governo. Até porque isso fere um dos princípios da Constituição, que é o da transparência”, pontuou.

Em resposta às críticas de Lula, Lira falou ontem, em coletiva de imprensa no Salão Nobre, no Congresso Nacional, sobre as emendas de relator-geral (RP9). Ele ainda defendeu o poder do parlamento de legislar sobre o orçamento da União e disse que os contrários a função do Congresso em legislar sobre o Orçamento “vem com intenção de fazer ditadura, de fazer sistemas totalitários no Brasil. O Congresso tem 513 deputados e 81 senadores que conhecem mais o Brasil do que cada ministro indicado no governo do PT ou reeleito do presidente Bolsonaro”, explicou.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • CB.Poder recebe o deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP) nesta quarta-feira (4/5)
    CB.Poder recebe o deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP) nesta quarta-feira (4/5) Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • O deputado Paulo Teixeira elogiou a aliança Lula-Alckmin
    O deputado Paulo Teixeira elogiou a aliança Lula-Alckmin Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação