ELEIÇÕES ALAGOAS

PP recorre novamente ao STF para anular eleição indireta em Alagoas

Em mais um capítulo da novela em que se transformou a sucessão ao governo do estado, o partido de Arthur Lira tenta barrar votação marcada para o próximo domingo (15/5)

Vinicius Doria
postado em 10/05/2022 22:16 / atualizado em 10/05/2022 22:17
Na segunda-feira (8/5), o ministro Gilmar Mendes impôs uma série de correções ao edital original, que foi republicado na mesma noite pelo presidente da assembleia, Marcelo Victor (MDB) — na foto —, com as mudanças -  (crédito: Carlos Villa Verde/Assembleia Legislativa de Alagoas)
Na segunda-feira (8/5), o ministro Gilmar Mendes impôs uma série de correções ao edital original, que foi republicado na mesma noite pelo presidente da assembleia, Marcelo Victor (MDB) — na foto —, com as mudanças - (crédito: Carlos Villa Verde/Assembleia Legislativa de Alagoas)

O PP entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o novo edital de convocação da eleição indireta para o governo de Alagoas, marcada para domingo (15/5), na Assembleia Legislativa do estado. O partido, presidido por Arthur Lira (AL), diz que os prazos para registro de candidaturas e julgamento de impugnações são curtos e pede a suspensão da eleição.

Na segunda-feira (8/5), o ministro Gilmar Mendes impôs uma série de correções ao edital original, que foi republicado na mesma noite pelo presidente da assembleia, Marcelo Victor (MDB), com as mudanças.

A novela da sucessão do governador Renan Filho (MDB-AL), que se desincompatibilizou do cargo em abril para concorrer ao Senado, se arrasta por força de ações judiciais que tentam interromper o processo. Depois de percorrer instâncias inferiores, o caso chegou ao ministro Gilmar Mendes, que determinou as alterações no edital de convocação.

O grupo político de Lira tenta barrar a eleição indireta, que tem como favorito o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), apoiado pelo grupo político ligado ao senador Renan Calheiros (MDB), adversário de Lira em Alagoas. Quem se eleger pelo voto dos deputados estaduais assume o governo em mandato-tampão até o fim do ano. Enquanto isso, o estado está sendo governado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça estadual, desembargador Klever Loureiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação