CURTIDAS

Correio Braziliense
postado em 21/05/2022 00:01

Agências reguladoras se unem para barrar o PDL da conta de luz

Com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), planejando colocar em votação o projeto de decreto legislativo (PDL) que susta os reajustes nas contas de luz, bateu o desespero em quem tenta vender o Brasil como um país seguro para investimentos em infraestrutura. Na segunda-feira, representantes do setor de saneamento, abastecimento de água, transportes, telefonia e outros planejam uma mobilização junto aos parlamentares para evitar que esse projeto seja aprovado e que, em vez do PDL, a Casa aprove os limites ao ICMS, que Lira já anunciou que colocará em pauta na semana que vem. "Se houver rompimento de um contrato no setor de energia, os demais terão dificuldades em atrair investimentos", diz o presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), Vinícius Benevides, grupo que reúne 67 agências, entre federais e estaduais.

Em qualquer setor, os investidores analisam três variáveis para decidir onde aplicar seus recursos: o primeiro, mercado; o segundo, ambiente político-econômico; e o terceiro, o ambiente regulatório. Se o PDL for aprovado, estará aberta a porteira para outras ações em outros setores, instalando a insegurança no ambiente de negócios. E se não houver segurança jurídica, a tendência é o investidor frear seus planos para o Brasil.

Uma vaga para três

A contar pelas apostas de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), uma das vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ficará com o desembargador Ney Bello Filho, do TRF-1 (DF). A segunda será disputada entre Messod Azulay Neto, do TRF-2 (RJ), Paulo Sérgio Domingues, do TRF-3 (SP), e Fernando Quadros, do TRF-4 (RS).

Cara de paisagem

Arthur Lira não pretende mover um músculo para retirar Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Câmara. Ramos foi um apoiador fiel de Lira lá atrás e o deputado alagoano não costuma deixar seus amigos ao relento. Para quem não se lembra, desde que Ramos deixou o PL e se filiou ao PSD, o PL de Bolsonaro tenta tirar Ramos da Vice-Presidência da Casa. Sem sucesso.

João trabalhador

O ex-governador de São Paulo João Doria adiará o que puder as definições de candidatura única da terceira via, que hoje é Simone Tebet (MDB-MS). Aliados do tucano têm confiança de que, até julho, quando se abre a temporada das convenções para escolha de candidatos, ele conseguirá convencer o partido da sua viabilidade.

Por falar em Doria...

Entre quatro paredes, até adversários de Doria dizem ser absurdo o que o PSDB faz com ele. O ex-governador paulista se apresentou, venceu a prévia, deixou o Palácio dos Bandeirantes depois de uma carta do presidente do PSDB, Bruno Araújo, lhe garantindo a vaga. Agora, uma parcela tucana quer Tebet.

TST da inclusão/ Na sala de togas, antes da cerimônia de posse dos novos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última quinta-feira, Bolsonaro posou para esta foto ao lado de Maria Clara, uma das duas pessoas portadoras de Síndrome de Down que trabalham na Corte. Ela está no TST desde o início de maio, depois do contrato assinado entre o presidente do TST, Emmanoel Pereira, e o a Apae-DF, inciativa que deve ser adotada por outras instituições.

Toffoli na área/ A turma do Twitter não perdoou a presença do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na plateia do encontro entre Bolsonaro e Elon Musk. Já os bolsonaristas há tempos não ficavam tão felizes com uma visita ao Brasil. Para eles, a presença do bilionário e megaempresário por aqui mostra que o presidente não está isolado no mundo.

Na coligação cruzada../ Feitas as contas, o MDB começa a ter dúvidas a respeito da operação que o senador Marcelo Castro (PI), relator do Orçamento, montou no Piauí. Lá, conforme anunciado ao fim da janela para troca de partido, os pré-candidatos a uma vaga de deputado federal migraram para o PSD, e os interessados do PSD em concorrer a uma vaga de estadual seguiram para o MDB.

... Kassab levou a melhor/ O problema, porém, é que são os deputados federais que contam para recursos de fundo partidário e tempo de propaganda na tevê aberta. Tem gente da cúpula do MDB que fez as contas e não ficou muito satisfeito com o resultado. Para Marcelo Castro, porém, o controle do MDB no estado ficará mais forte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags