PODER /

Silveira volta a afrontar o STF

Durante uma motociata em apoio a Bolsonaro, no Rio, Silveira afirmou que retirou a tornozeleira eletrônica após o perdão concedido pelo presidente e que o Judiciário não tem mais o que fazer contra ele

Correio Braziliense
postado em 23/05/2022 00:01
 (crédito: Reprodução/YouTube/FrancyscoMelloOficial)
(crédito: Reprodução/YouTube/FrancyscoMelloOficial)

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) voltou a afrontar as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o parlamentar cumpra as medidas cautelares impostas a ele no processo que apura ataques à Corte, como o uso de tornozeleira eletrônica. Ontem, durante uma motociata em apoio ao governo federal, no Rio, Silveira afirmou que retirou o equipamento após o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o parlamentar, o Judiciário não tem mais o que fazer contra ele.

"Eu nem poderia usar naquela época. Hoje é que não uso mesmo. Eu fui indultado pela graça. Quando o Judiciário tem o perdão presidencial, é meramente declaratório o reconhecimento. O Judiciário não faz mais nada, só declara a extinção", declarou Silveira, ao fim da manifestação, pouco antes de subir num carro de som, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, conforme vídeo publicado nas redes sociais.

A motociata em apoio ao governo Bolsonaro saiu do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, e seguiu até o Monumento dos Pracinhas. O comboio percorreu cerca de 40 quilômetros.

Bloqueio de bens

Ao contrário do que alega Silveira, o perdão ainda não foi analisado pelo Supremo, e o próprio Moraes voltou a aplicar multas por descumprimento do uso da tornozeleira eletrônica na última semana. Somadas, as multas chegam a R$ 645 mil. O magistrado sustenta que as medidas cautelares (iniciadas ainda antes da condenação pelo STF) não foram afetadas pelo perdão.

"O Decreto de Indulto presidencial (eDoc. 898) será analisado em sede própria e, enquanto não houver essa análise e a decretação da extinção de punibilidade pelo Poder Judiciário, a presente ação penal prosseguirá normalmente, inclusive no tocante à observância das medidas cautelares impostas ao réu Daniel Silveira e devidamente referendadas pelo Plenário desta Suprema Corte", diz decisão recente do magistrado.

Na sexta-feira passada, Moraes decretou o bloqueio de bens móveis e imóveis do deputado, incluindo contas bancárias. O ministro alegou que a decisão tem como objetivo garantir o pagamento das multas pela desobediência às medidas impostas ao parlamentar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

FRASE

Eu nem poderia usar naquela época. Hoje é que não uso mesmo. Eu fui indultado pela graça. Quando o Judiciário tem o perdão presidencial, é meramente declaratório o reconhecimento"

Daniel Silveira, deputado federal

Cassação sai no Diário Oficial

Foi publicada no Diário Oficial de São Paulo a perda do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil). Ele foi cassado na terça-feira em decisão unânime tomada pelo plenário da Assembleia Legislativa do estado. Com a publicação da decisão, Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, fica inelegível pelo período de oito anos. Em abril, Arthur do Val renunciou ao cargo após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da assembleia ter aprovado o relatório que pedia a cassação. Apesar da renúncia, ele ainda teve que enfrentar o processo que o tornou inelegível. Pelas regras do legislativo paulista, a renúncia ao mandato não interrompe o processo de cassação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação