congresso

PL pressiona e Lira saca Ramos da Mesa da Câmara

Correio Braziliense
postado em 24/05/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) foi destituído, ontem, da primeira vice-presidência da Câmara. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vinha pressionando pela troca na Mesa Diretora, alegando que o posto pertencia ao partido, pelo qual o parlamentar se elegeu antes de seguir para o PSD.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), já convocou eleições internas para escolher o substituto de Ramos como segundo nome mais importante da Câmara. Um dos mais cotados para ocupar a primeira vice-presidência é o deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), de estreitas ligações com Bolsonaro.

Ramos tinha se tornado um personagem incômodo por conta das permanentes críticas ao presidente e pelos embates frequentes com Lira. Isso fez com que Bolsonaro pressionasse o PL para que o partido requeresse a vaga alegando a troca de legendas.

O deputado, porém, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir sua permanência no posto — chegou a conseguir uma liminar a seu favor. Mas, ontem, o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente da Corte eleitoral, suspendeu a decisão e permitiu que o Legislativo decidisse a nova composição da Mesa Diretora.

O deputado deixou o PL com a chegada de Bolsonaro ao partido. Para a troca, Ramos fez um acordo com Valdemar Costa Neto — presidente do PL — para continuar como primeiro vice-presidente da Câmara, mas o presidente começou a cobrar o rompimento do acordo.

Segundo Ramos, Lira teve papel central na destituição. "Fui eleito pelo voto de 396 deputados e deputadas e destituído por um e atendendo a uma ordem do Presidente da República. Respeito e cumpro a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que não julgou o mérito, mas a incompetência do TSE", registrou no Twitter.

As deputadas Marília Arraes (PE) e Rose Modesto (MS) também foram destituídas da Mesa. Elas ocupavam a segunda e a terceira secretarias, respectivamente. O motivo foi o mesmo de Ramos: Marília trocou o PT pelo Solidariedade, e Rose, o PSDB pelo União Brasil. (RF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags