Moro vira réu em ação do PT

Correio Braziliense
postado em 25/05/2022 00:01

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) virou réu em ação popular protocolada por deputados do PT, aceita na noite de segunda-feira pela Segunda Vara Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

A ação argumenta que a atuação de Moro na Operação Lava-Jato resultou em graves prejuízos à Petrobras e a "diversos entes da administração pública". Os autores pedem que ele seja condenado a ressarcir a União em um valor a ser apurado no processo.

Segundo o deputado José Guimarães (PT), um dos signatários, a Lava-Jato é responsável por 4,4 milhões de empregos perdidos e por mais de R$ 172 bilhões que "deixaram de ser investidos na economia".

Os parlamentares listam condutas que consideram incompatíveis com a atuação de um magistrado, entre as quais a condução coercitiva "espetaculosa" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao comentar sobre a ação, o petista destacou: "O que eu quero que aconteça com Moro é o que eu quero que aconteça com qualquer um deste país: que ele tenha um julgamento decente, digno, respeitoso. Espero que tenha o direito à defesa e à presunção de inocência que eu não tive com ele".

Em nota ao Correio, Moro classificou a ação como "risível". "Assim que citado, me defenderei. A decisão do juiz de citar-me não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação", frisou.

"Todo mundo sabe que o que prejudica a economia é a corrupção, e não o combate a ela. A inversão de valores é completa. O PT quer culpar aqueles que se opuseram aos esquemas de corrupção da era petista", acusou, no comunicado. (VC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags