oposição

Críticas à troca na Petrobras

Victor Correia
postado em 25/05/2022 00:01
 (crédito: Douglas Magno / AFP)
(crédito: Douglas Magno / AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou, ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela nova troca de comando na Petrobras. Na avaliação do petista, o chefe do Executivo "tem o rabo preso" e precisa mostrar "coragem" em relação à escalada de preço dos combustíveis.

Na segunda-feira, Bolsonaro demitiu o presidente da empresa, José Mauro Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias. No lugar dele entrou o até então secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade.

"Ele precisa parar de falar bobagem, precisa parar de ficar dizendo que tem vontade de dar murro na mesa. Não é trocando o presidente, não. Se a Petrobras é tão importante, assuma ele a presidência da Petrobras. O que ele tem de ter é coragem, porque, na verdade, o que ele tem é o rabo preso aos preços internacionais", disparou Lula, em entrevista à Rádio Mais Brasil News, de Brasília.

Na opinião de Lula, o chefe do Executivo não tem de mudar o comando da estatal, "tem que trocar de postura". "Ele pode fazer uma reunião com o Conselho Nacional de Política Energética, trazer a Petrobras para a mesa, trazer o conselho da Petrobras e decidir que o preço não será dolarizado, que nós não vamos pagar o preço internacional, nós vamos pagar o preço do custo da gasolina aqui no Brasil", sugeriu.

O pré-candidato do PT à Presidência também reafirmou que, caso eleito, não dará continuidade à política de teto de gastos. Para o petista, a medida visa favorecer banqueiros "gananciosos" e consiste em um mecanismo das "elites econômica e política" brasileiras para evitar investimentos em políticas públicas voltadas à população.

"Por que aprovaram teto de gastos? Porque os banqueiros são gananciosos. Eles exigiram que o governo garantisse o que eles têm direito de receber e tentaram criar problemas para investimento na Saúde, na Educação, na Ciência e Tecnologia", argumentou. (Com Agência Estado)

» Leia mais sobre
Petrobras na página 6

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags