eleições

Lula confirma aliança em Minas

Petista apoiará a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil ao governo do estado, segundo maior colégio eleitoral do país

Victor Correia
postado em 27/05/2022 00:01
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) selou, ontem, a aliança com o PSD mineiro, liderado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que concorre ao governo do estado. O acordo havia sido divulgado na quinta-feira da semana passada, mas os dois partidos ainda estavam acertando os detalhes da parceria.

"Juntos, vamos trabalhar pela vitória em Minas e no Brasil para que nosso povo volte a ter esperança numa vida com dignidade e direitos, com emprego e renda, com desenvolvimento e justiça social, num país soberano e democrático", afirmou Lula, em nota divulgada ontem. Kalil, por sua vez, afirmou, nas redes sociais, que "com o presidente Lula, vamos tirar Minas do buraco".

A reunião ocorreu em São Paulo. Estavam presentes, ainda, o presidente do PT em Minas Gerais, Cristiano Silveira; e o líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes. A partir de agora, a campanha mineira será coordenada pelo parlamentar e pelo deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), presidente da Assembleia Legislativa.

Para selar o acordo, o PT teve de desistir da candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado para apoiar o pré-candidato do PSD, o senador Alexandre Silveira. Em contrapartida, a vaga a vice-governador foi cedida de Patrus para o deputado estadual André Quintão (PT).

Nas redes, Lopes comemorou o acerto. "A aliança entre Lula e Kalil representa um momento político de união. O povo mineiro e brasileiro precisa voltar a ser respeitado e merece uma vida digna, com direitos, emprego, renda e justiça social", ressaltou o deputado.

Para Kalil, o acordo pode alavancar a pré-candidatura a gestor de Minas. Pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 13 de maio, mostra o atual governador Romeu Zema (Novo) na liderança, com 41% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito, com 30%. Porém, com o nome associado a Lula, o mesmo levantamento aponta que Kalil pode atingir até 42%.

Também de olho em Minas Gerais — o segundo maior colégio eleitoral do país —, o presidente Jair Bolsonaro (PL) busca o apoio de Zema. Ontem à noite, ele esteve em Belo Horizonte e participou, ao lado do governador, da posse do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe. Zema é um importante aliado do chefe do Executivo, mas, até o momento, apoia o pré-candidato de seu partido, Felipe d'Ávila.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags