Fux é alvo de protesto

Luana Patriolino
postado em 27/05/2022 00:01

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, cancelou uma palestra em Bento Gonçalves (RS), após protestos de empresários que participariam do evento. Os envolvidos são associados ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município e reiteraram o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o Judiciário.

Fux falaria sobre "Risco Brasil e Segurança Jurídica", em 3 de junho. Conforme a entidade, a palestra estava em "pré-agenda" quando associados receberam o material de divulgação. Nas redes sociais, empresários se manifestaram contra a ida do ministro e ameaçaram boicotar o evento.

Ante a situação, o CIC passou a temer pela segurança dos participantes e do próprio ministro. Por meio de nota, argumentou que sua sede fica no Parque de Exposições da Fenavinho, que começa em 9 de junho e já está em fase de montagem. Em caso de protestos no local, não haveria como garantir a segurança do convidado. A solução encontrada foi passar a organização do evento para a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mesmo assim, Fux desistiu da palestra. Em nota, o STF disse que o cancelamento se deu por recomendação da equipe de segurança, mas não citou as manifestações dos empresários simpatizantes de Bolsonaro. "A palestra coincidiria com a montagem de um grande evento no município. Considerando que a segurança não teria como controlar o acesso e o trânsito dos convidados, a Secretaria de Segurança do STF contraindicou a ida do ministro Fux", diz a nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags