Eleições

Faria cria enquete para atacar Datafolha, mas maioria diz confiar em pesquisa

Instituto Datafolha publicou nessa quinta-feira (27/5) que Lula permanece à frente de Bolsonaro e ainda registra crescimento na pesquisa espontânea

Deborah Hana Cardoso
postado em 27/05/2022 10:55 / atualizado em 27/05/2022 10:56
 (crédito: SERGIO LIMA)
(crédito: SERGIO LIMA)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez uma enquete em seu Twitter questionando a pesquisa estimulada do Instituto Datafolha dessa quinta-feira (26/5) que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 27% no primeiro turno. Ele perguntou aos seguidores em qual personagem da ficção eles acreditavam — Papai Noel, Duendes, Pinóquio ou o Datafolha. Como resultado, a maioria dos seguidores que responderam à enquete disseram confiar no instituto de pesquisa.

Com mais de 202 mil votos, até as 10h30 desta sexta-feira, a opção Datafolha registrava 68,3% das respostas da enquete, seguida por Papai Noel (20,1%), Duendes (6,2%) e Pinóquio (5,5%).

Entre aqueles que acreditam no Papai Noel está o ministro-chefe da Casa Civil e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, que retuitou revelando seu voto. “Papai Noel”.

Em segundo nas pesquisas

A tentativa malsucedida de pôr em dúvida o Datafolha aconteceu no mesmo dia em que o instituto apontou que Lula continua à frente do presidente Bolsonaro, e que na pesquisa espontânea de intenção de voto o petista cresceu 8 pontos percentuais. Na comparação com a pesquisa de março, Lula foi de 30% para 38%. Bolsonaro tinha 23% em março e oscilou para 22%. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação