Municípios protestam contra PEC 110

Correio Braziliense
postado em 31/05/2022 00:01

Apesar da segurança das urnas eletrônicas, a confiança dos brasileiros nos equipamentos caiu nove pontos percentuais nos últimos dois meses, conforme levantamento do Instituto Datafolha, publicado na sexta-feira. Segundo a pesquisa, 73% afirmaram acreditar na lisura das urnas. Em março, eram 82%. Os números foram apurados em meio às investidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema de votação.

Advogada e integrante do LiderA — observatório eleitoral do IDP —, Bianca Gonçalves e Silva acredita que a queda na confiança do eleitor se dá, em especial, pela desinformação. "O TSE tem tentado transformar um conhecimento técnico em um conhecimento mais acessível, para que a população possa, de fato, saber como funciona e confiar mais", disse.

Ela frisou que surgem dúvidas, também, porque a maioria dos países não usa urnas. "Isso é um pouco do complexo que nós temos, como se o Brasil não pudesse produzir algo bom. Na verdade, somos exemplo para o mundo. Nas eleições, temos o acompanhamento de autoridades eleitorais de outros países, para saber o funcionamento, e, seguidamente, as urnas são elogiadas", comentou.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos de Almeida Camargo, ressaltou que todas as auditorias e testes públicos de segurança são parte de um processo transparente. Porém, grupos mal-intencionados costumam pegar o fato de que vulnerabilidades são identificadas e espalham desinformação, como se comprovasse supostas irregularidades nas urnas. "Todos os testes identificam vulnerabilidades, e é absolutamente normal identificá-las. Mas eles pegam essas vulnerabilidades e destacam como se fosse uma comprovação de fraude. Geram uma interpretação desvirtuada. Você fica massificando informações que são verídicas, mas descontextualizando", explicou. (TM)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags