Eleições 2022

Tebet diz que apenas "dois personagens" no MDB apoiam candidatura de Lula

A senadora e pré-candidata ao Planalto participou da sabatina organizada nesta terça (31/5) pelo Correio Braziliense

Victor Correia
postado em 31/05/2022 22:09 / atualizado em 31/05/2022 22:11
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

A senadora e pré-candidata ao Planalto pelo MDB, Simone Tebet, afirmou, nesta terça (31/5), que "é demérito diminuir o MDB a dois personagens", ao ser questionada sobre aproximação de alguns membros do partido dela com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os "dois personagens" citados pela senadora seriam Eunício de Oliveira e Renan Calheiros, emedebistas que já foram presidentes do Congresso Nacional. 

A afirmação de Tebet ocorreu durante sabatina com os pré-candidatos à presidência da República organizada pelo Correio Braziliense nesta terça-feira (31/5).

 

“É até demérito diminuir o MDB a dois personagens, com todo o respeito que eu tenho a eles. Todo mundo só cita os dois ex-presidentes do Congresso Nacional, Eunício de Oliveira e Renan Calheiros. O MDB é muito maior que isso”, disse a presidenciável. “Eu pediria que citassem cinco, seis ou oito nomes. E as pessoas não conseguem citar, porque você tem a grande maioria do MDB que entende que tem a necessidade de lançar candidatura própria”.

Tebet disse ainda que não critica os diálogos, que eles fazem parte da política, mas alertou que essas conversas não podem ser tomados como um movimento do partido, citando que tem apoio de 90% dos diretórios estaduais do MDB. Por isso, a senadora diz não ter dúvidas que o nome dela chegará às convenções partidárias realizadas em agosto.

“A minha pré-candidatura é uma candidatura que se faz firme e forte no dia a dia. Não vamos nos esquecer que, enquanto nós estávamos no ano passado, nós estávamos diante de várias pré-candidaturas do chamado centro democrático, que uma a uma foram caindo e hoje nós praticamente temos o nosso nome e o nome do pré-candidato do União Brasil [Luciano Bivar]”, afirmou Tebet.

Já sobre a possibilidade de enfrentar Lula e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas de intenção de voto, Tebet acredita que boa parte dos eleitores podem considerar mudar o voto ainda.

“Além dos 30% [que votam na terceira via], a própria pesquisa mostra que 20% de cada lado [Lula e Bolsonaro] estão prontos para poder mudar o voto, se se apresentar um projeto de país que realmente lhe agrade. E nós estamos prontos para conversar com o Brasil”, afirmou.

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Confira a íntegra da sabatina de Simone Tebet

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação