Congresso

Torres é chamado a explicar homicídio pela PRF em Sergipe

Tainá Andrade
postado em 02/06/2022 00:01

O ministro Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública, foi convocado, ontem, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Ele terá de prestar esclarecimentos sobre o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, cometido por agentes da Polícia Federal Rodoviária (PRF), em Sergipe — que o obrigaram a respirar gás lacrimogêneo dentro de um carro da corporação, causando a morte por asfixia.

Torres deverá comparecer ao colegiado no dia 15. O requerimento foi apresentado pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) e gerou polêmica e bate-boca. Os governistas tentaram evitar que o comparecimento do ministro fosse votado, alegando que ele havia se comprometido a prestar esclarecimentos. Antes de a votação iniciar, o deputado Felipe Francischini (União-PR) pediu a retirada do item da pauta e questionou a requisição de Frota.

"Acredito que a questão de o ministro ser convocado para vir falar sobre um fato tão específico diminui até mesmo a função do ministério", argumentou.

Para o líder da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a convocação de Torres não passava de um "palco político". "Não é de praxe convocar autoridades para serem ouvidas, mas convidar. Da forma que está acontecendo, se refere a uma exposição política que querem fazer do governo", afirmou.

Indignação

"Todos nós ficamos indignados com o assassinato do Genivaldo naqueles termos. Imagino que muitos de nós se emocionaram, ficaram estupefatos, assustados com aquilo que nós vimos. A convocação não é nenhum gesto pessoal. É a demonstração de que a comissão está indignada com o que aconteceu. É necessário que o governo tome providências e venha aqui se explicar", cobrou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente da comissão.

O líder do PSB, Bira do Pindaré (MA), defende a ideia de que a convocação serviria para a própria defesa da instituição da qual fazem parte os agentes que cometeram o assassinato de Genivaldo, em Umbaúba. "Crimes praticados por agentes do Estado são mais impactantes. Eles devem dar o exemplo. É estranho se não fizermos nada a respeito", explicou.

Entre as indagações que serão feitas a Torres, segundo Bira do Pindaré, está a retirada das disciplinas de direitos humanos da grade curricular de formação dos agentes da PRF. O ministro também será cobrado sobre a formação e o treinamento dos policiais.

Além de ouvir o ministro sobre as providências e possíveis estratégias para que não hajam mais crimes como o que foi cometido contra Genivaldo, os parlamentares querem tirar conclusões sobre como podem auxiliar no tema dentro do Congresso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags