Eleições 2022

"Espero que aqui no Rio Grande do Sul nos ajudem", acena Lula

Após tensão entre PT e PSB durante visita ao Rio Grande do Sul, ex-presidente Lula reforça diálogo com aliados e pede "unidade"; PSB gaúcho vê aproximação com ceticismo

Victor Correia
postado em 02/06/2022 17:29 / atualizado em 02/06/2022 17:31
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou nesta quinta-feira (2/6) os acenos a seus aliados no Rio Grande do Sul. Lula defendeu estar fazendo "uma aliança forte" e que espera ajuda. A fala ocorre durante viagem do ex-presidente ao estado, com tensões entre os diretórios estaduais do PT e do PSB.

"Estamos fazendo uma aliança forte que eu espero que aqui, no Rio Grande do Sul, nos ajudem. Se unam aqui. Escolham um candidato, uma candidata a governador. Escolha um senador. [...] e vamos ganhar essa eleição aqui também nesse estado", afirmou o ex-presidente.

Lula participou na tarde desta quinta de um encontro com artistas e lideranças do setor cultural gaúcho, em Porto Alegre. No discurso, ele também apontou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) como o responsável por "cuidar da unidade" no estado.

Sem negociações nesta semana

A campanha está em viagem ao estado desde quarta-feira (1º), mas houve pouco progresso no diálogo com o PSB local. Os dirigentes estaduais não participaram do encontro de lideranças dos partidos que compõem o movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, na manhã de ontem. O presidente gaúcho do PSB, Mario Bruck, chegou a ser anunciado durante ato público ocorrido na parte da noite, mas não estava presente no momento.

Segundo membros do PSB gaúcho ouvidos pelo Correio, os acenos feitos por Lula ao PSB estão sendo vistos como uma suavização da posição inicial do PT, que se recusa a ceder a pré-candidatura do deputado estadual Edegar Pretto ao governo do estado. Não houve até o momento, porém, negociações nesse sentido. O entendimento é de que a decisão depende de Lula agora, e que as conversas devem se intensificar na semana que vem, após a visita da campanha petista. Ainda há ceticismo, porém, se a aliança se concretizará.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação