Entenda os casos

Correio Braziliense
postado em 04/06/2022 00:01

Fernando Francischini
(União Brasil-PR)
O deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) foi cassado em outubro de 2021 pelo TSE por divulgar fake news sobre as urnas eletrônicas. No primeiro turno das eleições de 2018, ele fez uma transmissão em rede social na qual acusou que as urnas estavam fraudadas e impediam o voto na chapa Bolsonaro-Mourão. O vídeo, de cerca de 18 minutos, teve mais de seis milhões de visualizações. O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, mas acabou absolvido pelo TRE do Paraná. O MP recorreu ao TSE, que o condenou o parlamentar à perda do mandato.

Valdevan Noventa
(PL-SE)

Em março deste ano, o TSE confirmou decisão do TRE de Sergipe que havia cassado o mandato do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2018. Segundo o processo, moradores dos municípios de Estância e Arauá tiveram os nomes usados para simular doações ao candidato. As contas de campanha do parlamentar registraram doações em série no valor de R$ 1.050, que totalizaram
R$ 86 mil. Os supostos doadores não tinham recursos para fazer os repasses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags