eleições

Bolsonaro faz desafio a Lula

Após colocar em dúvida a presença em debates, "por questão de estratégia", presidente diz que comparecerá se o petista também for

Ingrid Soares
postado em 05/06/2022 00:01
 (crédito: Evaristo Sa / AFP)
(crédito: Evaristo Sa / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que comparecerá a debates eleitorais se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também confirmar presença. O desafio foi feito ao desembarcar em Foz do Iguaçu (PR), na sexta-feira, mas o trecho com as declarações foi disponibilizado apenas ontem, no YouTube, pelo canal bolsonarista Notícias do Brasil.

Questionado sobre os debates — dos quais costuma se esquivar —, Bolsonaro afirmou, a princípio, que ainda não tinha definido se participaria com outros pré-candidatos. "Eu não sei, primeiro vou analisar", afirmou. Ele destacou que faltar a esse tipo de evento poderia ser uma "questão de estratégia", já que ex-presidentes fizeram o mesmo. Em 2006, Lula também não participou quando concorreu à reeleição. Assim como Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

"Vou ver. Isso é questão de estratégia no momento. Eu não quero assumir um compromisso agora e depois não cumprir lá na frente. Nunca um presidente, pelo que eu tenho conhecimento, participou no primeiro turno de um debate. Vamos esperar. Talvez eu compareça", disse. Em seguida, ele desafiou o petista. "Eu fecho agora: se Lula for, eu vou junto com ele."

Bolsonaro atacou o adversário e colocou em dúvida as pesquisas que mostram o ex-presidente como líder na preferência do eleitorado para o pleito de outubro. "Não consigo entender o outro lado ter 40% de intenção de votos. O cara não consegue ir à rua para nada, nem para entrar num botequim", alfinetou.

No último dia 31, Bolsonaro alegou que evitaria os debates para o primeiro turno das eleições porque não queria levar "pancada" o tempo todo por parte dos outros pré-candidatos. "No segundo turno, eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir, né, eu vou participar. No primeiro turno, a gente pensa. Porque se eu for, os 10 candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim, e eu não vou ter tempo de responder", alegou, na ocasião. E emendou que as perguntas deveriam ser "pré-acertadas com os encarregados de fazer os debates, para não baixar o nível".

O chefe do Executivo era o primeiro convidado para a sabatina dos presidenciáveis realizada pelo Correio na última terça-feira, mas não compareceu. Lula também não participou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags