Jornalistas são ameaçados de morte

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 00:01

Os jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do portal Congresso em Foco, sofreram ameaças de morte desde que denunciaram um esquema de impulsionamento de fake news a fim de favorecer a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). As intimidações partiram do site 1500chan.

Além de mensagens intimidatórias contra os dois, ameaçando-os de morte, Vanessa ainda recebeu mensagens de alguém afirmando que ela seria submetida a violência sexual. Na mesma mensagem, ela também recebeu uma foto de uma pistola, que, segundo o assediador, seria a arma que usaria contra ela.

A violência contra os dois é mais uma das 16, realizadas entre janeiro a maio deste ano, que vêm sendo monitoradas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A entidade também registrou 173 alertas de violência e 66 ataques contra a categoria.

Escalada

Katia Brembatti, vice-presidente da Abraji, afirma que a percepção é de uma escalada frequente da violência relacionada ao ambiente político hostil. "Com a posse do Bolsonaro, a gente percebeu que, a partir do seu posicionamento, passou a ter um reflexo por apoiadores e manifestantes que veem como uma autorização para atacar jornalistas", disse.

Segundo Juliana Nunes, coordenadora geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF), "o aumento da violência contra o jornalista faz parte de um todo, que é político, legislativo, judiciário e social. Essas redes que tentam ameaçar os jornalistas, diminuir a credibilidade, intimidar a prática do jornalismo, também querem reduzir a importância dessa profissão".

Para Juliana, com a aproximação das eleições, as ameaças aos jornalistas tendem a aumentar. "É fundamental que os profissionais se preparem para isso e, principalmente, que as empresas de comunicação estejam atentas", alertou. (TA)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags