Rumo à América

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 00:01

O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarca amanhã para os Estados Unidos, onde participará da Cúpula das Américas e terá um encontro bilateral com o presidente norte-americano, Joe Biden, previsto para ocorrer na quinta-feira. Será o primeiro encontro formal entre dois chefes de Estado.

Na pauta, o Brasil buscará avançar no pedido de apoio dos EUA para a entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O presidente também deve aproveitar a oportunidade para mostrar que não está isolado diplomaticamente, ponto que deve ser usado em sua campanha de reeleição.

Questões mais substantivas como a implementação do 5G e a crise dos fertilizantes devido à guerra na Ucrânia devem ser tratadas em reuniões paralelas. Do lado norte-americano, Biden deve abordar assuntos como meio ambiente e defesa da democracia. Além disso, ele busca conter a expansão chinesa na América do Sul, contudo, o tema poderá não ficar explícito.

Além da missão oficial, Bolsonaro também irá inaugurar uma sede de um vice-consulado do Brasil, que está prevista para o dia 11, em Orlando, Flórida, além de se encontrar com apoiadores.

No mesmo dia, haverá o 1º Congresso Conservador Brasileiro da Flórida. O encontro ocorrerá em uma churrascaria. Está prevista a participação de militantes bolsonaristas, como o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ); o presidente do PTB, Roberto Jefferson; e o blogueiro Allan dos Santos. Ainda não está confirmada a ida do presidente ao encontro conservador.(CN)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags