Indenização para jornalistas

Correio Braziliense
postado em 08/06/2022 00:01

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado, ontem, a pagar R$ 100 mil por dano moral coletivo aos jornalistas, em indenização à ação civil pública impetrada pelo sindicato da categoria de São Paulo. A decisão é da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo. Em 7 de abril de 2021, Dia do Jornalista, a entidade pediu na Justiça que Bolsonaro se abstivesse de realizar manifestações com "ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física dos profissionais de imprensa". Na decisão, a magistrada salientou que "tais agressões e ameaças vindas do réu, que é nada menos do que o Chefe do Estado, encontram enorme repercussão em seus apoiadores, e contribuíram para os ataques virtuais e até mesmo físicos que passaram a sofrer jornalistas em todo o Brasil". O dinheiro
seguirá para o Instituto Vladimir Herzog.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags