poder

Bolsonaro sente derrota no STF

Presidente aproveita cerimônia no Palácio do Planalto para, exaltado, criticar Corte e ministros. Horas antes, magistrados cassaram, por 3 x 2, liminar que restaurava mandato de político acusado de espalhar mentiras pelas redes sociais

luana patriolino cristiane noberto
postado em 08/06/2022 00:01
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

Poucas horas depois da cassação, pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), da liminar que restaurou o mandato de deputado estadual de Fernando Francheschini (União Brasil), o presidente Jair Bolsonaro (PL) desferiu, ontem, vários ataques aos ministros da Corte. Muito exaltado, aproveitou a cerimônia Brasil pela Vida, no Palácio do Planalto, para defender o ex-parlamentar — que perdeu o mandato por espalhar mentiras nas redes sociais — e acusar o Supremo de criar "jurisprudências" para perseguir seus aliados.

"Deputados que estão aqui e os que estejam nos ouvindo: vai chegar a sua hora se você não se indignar. Não existe especificação penal para fake news. Se for para punir como fake news a derrubada de páginas, fechem a imprensa brasileira, que é uma fábrica de fake news", atacou.

A derrota na segunda turma do STF foi por 3 x 2. Votaram a favor de Francheschini os ministros Nunes Marques — que concedeu a liminar restaurando o mandato — e André Mendonça. Contrariamente ficaram Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Francischini porque, em 2018, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais, no dia das eleições, alegando fraude nas urnas eletrônicas. Bolsonaro defendeu o aliado e repetiu a mentira do político paranaense.

"O que ele falou na live eu também falei para todo mundo, que estava tendo fraude nas eleições de 2018. Quando se apertava o número 1, já aparecia o 13 na tela e confirmava a votação. Foram dezenas de vídeos. Dezenas de pessoas ligaram para mim durante a noite, naquela primeira votação do primeiro turno de 2018. Isso é uma verdade!", reforçou o presidente.

A certo momento da cerimônia, Bolsonaro decidiu atacar Fachin, presidente do TSE. Disse que o ministro cometeu um "estupro à democracia brasileira" ao convidar embaixadores para tratar, no mês passado, da segurança das eleições de outubro.

"De forma indireta, ataca a Presidência da República como um homem que não respeita a Constituição, que não respeita o processo eleitoral, que pensa em dar um golpe. O que é isso se não um arbítrio, um estupro à democracia brasileira? Para mim, é muito mais fácil estar do outro lado. Tenho a família toda perseguida, até minha esposa. Canalhas! Venham para cima de mim se são homens", desafiou.

Votação

A decisão sobre a liminar concedida por Nunes Marques seria, inicialmente, pelo plenário virtual do STF. Os ministros Cármen Lúcia e Fachin chegaram a depositar seus votos, cassando a decisão monocrática, mas Mendonça pediu vistas alegando que corria o risco de a Corte chegar a duas conclusões sobre um mesmo tema. Isso porque Nunes Marques já havia decidido levar a questão para a segunda turma, da qual é presidente.

Na votação do mérito, ele argumentou a falta de elementos probatórios das mentiras de Franceschini e o "ineditismo da interpretação" adotada pela Justiça Eleitoral. "É claramente desproporcional e inadequado por uma simples analogia judicial, aliás com a eficácia retroativa, equiparar a internet aos demais meios de comunicação", defendeu Nunes Marques.

Mendonça acompanhou o voto, afirmando que "um ato praticado a 22 minutos do encerramento do pleito eleitoral não teve o condão de alterar a lisura (da eleição) ou de influenciar, de modo ainda que não apenas não significativo, mas de modo também a não impactar aspectos circunstanciais ou pontuais do próprio processo eleitoral".

Fachin foi o primeiro a discordar. Para o ministro, "a decisão proferida pelo TSE está correta e adequada à ordem jurídica". Lewandowski também votou contra a decisão de Nunes Marques, pois para ele não haveria nos "autos situação de excepcionalidade em que se mostre patente a plausibilidade jurídica do recurso extraordinário por manifesta contrariedade com a decisão prolatada pela Corte".

Gilmar Mendes decretou o 3 x 2 contra Franceschini. "A meu ver, descabe afirmar que a jurisprudência do TSE desconsiderava por completo a possibilidade de uso indevido de meio de comunicação se configurar por meio da internet ou de redes sociais", salientou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags