EUA pregam respeito às eleições

Correio Braziliense
postado em 11/06/2022 00:01

O presidente americano, Joe Biden, deixou claro para o presidente Jair Bolsonaro que os Estados Unidos esperam que o resultado da eleição brasileira seja respeitado, segundo a porta-voz em português do Departamento de Estado americano, Kristina Rosales.

"O que os Estados Unidos falam é: nós acreditamos no sistema que está ali, sabendo que é um sistema que tem funcionado antes, que tem sido responsável pelo resultado do voto democrático e, para nós, estamos acreditando nesse sistema seguro e confiável", afirmou Rosales. "E isso foi certamente o que o presidente Biden comunicou ontem (quinta-feira), dizendo que nós acreditamos nisso e esperamos que o resultado, seja qual for, seja respeitado, que foi então o que nós interpretamos, também, pela fala dele, do presidente Bolsonaro."

Segundo ela, Biden saiu "satisfeito" do encontro com o chefe de Estado do Brasil. "A gente não tolera, não aceita intervenção no sistema eleitoral em nenhum lugar. Então, a gente quer que seja o resultado exatamente da voz do povo brasileiro", destacou a diplomata americana a jornalistas.

Diante de Biden, Bolsonaro defendeu a realização de eleições justas e "auditáveis". O chefe do Executivo tem feito repetidas investidas contra o sistema eleitoral, com acusações, sem prova, sobre a confiabilidade do processo de voto. Quando defende que as eleições sejam auditáveis, argumenta que o sistema atual não é passível de auditoria, o que é incorreto.

Bolsonaro já chegou a sugerir, inclusive, que as Forças Armadas façam uma contagem paralela de votos e tem colocado em xeque a imparcialidade de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A tática é a mesma usada pelo ex-presidente americano Donald Trump, que não aceitou a transição de governo pacífica, após perder a eleição para Biden e incitou uma turba de apoiadores que invadiu o Capitólio em 6 janeiro de 2021.

Incômodo

A questão era considerada uma das mais incômodas para o encontro entre os dois presidentes. Os Estados Unidos têm mandado recados claros, por interlocutores diversos, a Brasília, com pedido de que Bolsonaro respeite o resultado eleitoral e diminua a retórica de ataques às urnas.

Na quinta-feira, depois do encontro com Biden, diplomatas brasileiros respiraram aliviados e comemoraram como uma vitória o fato de o americano não ter feito cobranças públicas a Bolsonaro sobre o assunto. Como anfitrião da Cúpula das Américas, o norte-americano convidou o brasileiro para o encontro em Los Angeles e, por isso, a expectativa nos dois governos era de que não houvesse críticas ou hostilidades por parte do americano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags