Personagens do impasse

Correio Braziliense
postado em 13/06/2022 00:01

Jair Bolsonaro (PL) — Com a popularidade atingida em razão da alta dos combustíveis, o presidente da República procura dividir o desgaste político com os governadores. Tem cobrado uma contribuição para a redução dos preços, mediante uma
redução drástica de impostos.

Arthur Lira (PP-AL) — O presidente da Câmara dos Deputados atua como principal articulador do governo no Congresso. Lira quer a reeleição de Bolsonaro e um segundo mandato no comando da Casa Legislativa para manter o Centrão sob comando de grande parcela do Orçamento da União.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) — O presidente do Senado mantém um diálogo próximo e constante com os governadores. O senador não conseguiu convencer Arthur Lira a avançar com o PL 1472/2021 na Câmara — o texto trata do fundo de estabilização para o preço dos combustíveis —, mas tem garantido a participação dos estados nas negociações.

Governadores — Resistem ao corte de ICMS e defendem a criação de uma conta de estabilização. A arrecadação do ICMS é usada principalmente para gastos com educação, saúde e segurança pública.

Jean Paul Prates (PT-RN) — O senador é autor do PL 1472/2021 e do PL 11/2020. Participou de reuniões juntamente ao relator Fernando Bezerra (MDB-PE) e secretários de Fazenda.

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) — ex-líder do governo, é o relator do PLP 18 e da PEC 16 no Senado. Busca conciliar as propostas do Planalto com as demandas dos governadores.

Danilo Forte (União-CE) — O deputado federal é autor do PLP 18/2022, que
impõe o limite de 17% sobre o ICMS.
Ele esteve presente na apresentação de Bezerra sobre o pacote dos combustíveis,
na semana passada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags