Combustíveis

Senado aprova texto-base de projeto que limita ICMS para combustíveis

O texto-base foi aprovado pelos senadores nesta segunda (13/6) por 65 votos a favor e 12 contra. Como houve alterações, ele passará por nova votação na Câmara

Victor Correia
postado em 13/06/2022 21:45 / atualizado em 13/06/2022 21:46
Senadores debatem o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis -  (crédito:  Waldemir Barreto/Agência Senado)
Senadores debatem o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis - (crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (13/6), o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes.

O texto-base foi aprovado por 65 votos a favor e 12 contra. Como houve alterações, ele terá que voltar à Câmara dos Deputados para votação. Ainda está pendente a análise de cinco destaques, que serão votados separadamente.

Entenda detalhes do projeto

O PLP 18/2022 classifica combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes como itens essenciais, e limita a alíquota do ICMS sobre esses produtos a 17% ou 18%. A medida não é bem vista pelos governadores, que temem a redução na arrecadação de estados e municípios. O projeto foi proposto pelo governo federal, como forma de conter o aumento nos preços dos combustíveis.

Entre as alterações acatadas pelo relator da do projeto, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), estão medidas para agilizar a compensação da perda de arrecadação dos estados. Entes federativos que têm dívidas com a União, por exemplo, poderão abater os valores mensais pagos à União. Bezerra acatou ainda uma emenda que zera a cobrança de impostos federais sobre a venda da produção de refinarias independentes sobre GLP, gás natural e óleo diesel.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação