Eleições 2022

Bolsonaro lidera ranking de popularidade digital; Lula cai após pegar covid

Análise leva em conta participação nas redes sociais em seis plataformas diferentes: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google

Correio Braziliense
postado em 15/06/2022 11:58 / atualizado em 15/06/2022 12:00
 (crédito: EVARISTO SA/ AFP )
(crédito: EVARISTO SA/ AFP )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o melhor desempenho nas redes sociais entre os pré-candidatos ao Planalto no último mês, segundo o Índice de Popularidade Digital (IPD) calculado pela empresa Quaest e divulgado pela Folha de S. paulo.

O ex-presidente Lula (PT) aparece em segundo lugar. Em alguns momentos, do período analisado, o petista chegou a ultrapassar Bolsonaro. Porém, o desempenho dele teve queda após ele testar positivo para a covid-19 e cancelar agendas.

O período analisada foi entre 18 de maio e 12 de junho. O cálculo é feito com base na presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas). A avaliação vai de 0 a 100 pontos. 

Bolsonaro aparece 33 pontos e Lula com 29,4 pontos. O terceiro lugar é ocupado por Ciro Gomes (PDT), com 23,2 pontos. Na chamada terceira via, ele foi o que mais cresceu em junho. Na sequência, aparecem André Janones, com 16,5 pontos, Luciano Bivar, com 10,9 pontos e Pablo Marçal, com 9,1 pontos, e Simone Tebet, com 7,2 pontos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação