Segurança

OAB-DF vai consultar categoria para decidir posição sobre armas

Direção da entidade quer saber a opinião de advogados sobre o Projeto de Lei 4426/20, que altera o Estatuto da Advocacia e autoriza a compra e o porte de armas de fogo para a categoria

Michelle Portela
postado em 15/06/2022 19:59
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) abrirá consulta pública virtual para ouvir a categoria sobre o Projeto de Lei 4426/20, que altera o Estatuto da Advocacia para autorizar a compra e o porte de armas de fogo de uso permitido por advogados em todo o território nacional. A consulta começa no próximo dia 27 junho e termina em 1º de julho. 

"Será a primeira vez que a OAB-DF ouvirá a classe de forma ampla sobre temas polêmicos. Queremos saber o que a classe pensa e o resultado disso será encaminhado ao conselho federal da OAB", disse o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.  

O texto do PL 4426/20, que tramita na Câmara dos Deputados, também altera o Estatuto do Desarmamento para definir quais outros profissionais estariam autorizados a comprar e a portar armas de fogo por exercerem atividade de risco.

No caso dos advogados, a compra fica condicionada à comprovação de inscrição e regularidade na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); de capacidade técnica e psicológica para operar a arma; e da ausência de condenação criminal por crime doloso.

Debate

A OAB-DF realizou audiência pública nesta quarta-feira (15) para discutir o assunto presencialmente com a categoria. Durante o evento, o coordenador da comissão na OAB-DF responsável por realizar a audiência, Alexandre Carvalho, subiu ao púlpito levando um colete à prova de balas com o símbolo do Justiceiro, personagem de histórias em quadrinhos. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação