Ação de Bolsonaro favorece Onyx no RS

Correio Braziliense
postado em 17/06/2022 00:01
 (crédito:  Antonio Barbosa da Silva/DEM)
(crédito: Antonio Barbosa da Silva/DEM)

A disputa política pelo governo do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano travou a homologação pelo presidente Jair Bolsonaro do plano de recuperação das contas apresentado pelo governo gaúcho e aprovado pelo Ministério da Economia após anos de renegociação da dívida com a União.

Ex-ministro do governo Bolsonaro e candidato ao Palácio Piratini, o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) atua no Planalto para que o presidente não faça a homologação do plano, segundo apurou a reportagem com fontes do governo.

Com aval do Tesouro Nacional, o plano foi enviado a Bolsonaro, há três semanas, pelo Ministério da Economia. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União de 24 de maio. Mas, sem justificativa técnica, Bolsonaro não homologou até agora o documento, peça central do processo de adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Esse é um programa do governo federal desenhado para salvar as finanças de estados altamente endividados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

Em entrevista publicada nas redes sociais, Lorenzoni critica as regras do programa e alega que a adesão ao regime tornará o próximo gestor sem condições, na prática, de governar.

O ex-ministro também coloca em xeque os valores da dívida apurados pelo governo do qual fez parte até pouco tempo e comandou quatro pastas: Casa Civil, Cidadania, Secretaria-Geral da Presidência e, por último, Ministério do Trabalho e Previdência. Para ele, a dívida está superestimada em alguns bilhões, além de o acordo acabar com a autonomia do Estado.

"O governador eleito não será governador com plenos poderes e autonomia", disse Lorenzoni numa das postagens em que acusa o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), seu adversário nas eleições, de ser irresponsável ao ter renunciado às ações na Justiça para aderir ao programa.

A desistência das ações na Justiça, porém, é uma exigência do Tesouro para qualquer tipo de renegociação de dívidas com estados e municípios. Lorenzoni afirmou que Leite foi irresponsável por ter entrado no que chamou de pior e mais grave regime com grandes restrições.

Leite, por sua vez, sustentou que promoveu reformas e privatizações e equilibrou as contas. Ele destacou que o encaminhamento do problema da dívida, que é estrutural, será importante para o estado e para a União.

Procurado, o Ministério da Economia transferiu a resposta para a assessoria de comunicação de Bolsonaro, que repassou para a Secretaria-Geral da Presidência, que não respondeu. A assessoria de Lorenzoni disse que ele estava em viagem, mas que nas redes sociais dele havia "posição sobre tudo".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags