combustíveis

Mendonça cobra explicações

Ministro do STF quer justificativa da Petrobras sobre reajuste. Em derrota para estados, magistrado determina alíquota uniforme de ICMS

Luana Patriolino
postado em 18/06/2022 00:01
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), se juntou à pressão feita por governo e Congresso sobre a Petrobras e cobrou explicações da empresa sobre o aumento no preço dos combustíveis. O magistrado fixou um prazo de cinco dias para a estatal esclarecer quais foram os critérios adotados nos reajustes dos últimos 60 meses.

Mendonça ainda cobrou a conciliação entre a livre iniciativa e a função social da Petrobras, determinada pela Lei das Estatais. Na avaliação do ministro, a empresa deve-se atentar para a Constituição e as leis que regem a atividade, o que também incluem os princípios da transparência e o interesse coletivo.

"No tocante à Constituição, a empresa deve atentar, dentre outros, para o princípio da transparência; para os princípios gerais da atividade econômica, cuja sistemática busca conciliar a livre iniciativa com a função social da propriedade e a defesa do consumidor; bem como para o atendimento aos imperativos da segurança nacional, ao relevante interesse coletivo e sua função social", frisou.

Segundo o ministro, a empresa deve apresentar "minuciosas informações" sobre a política de preços, mediante o envio de cópia de toda a documentação, como relatórios, atas, gravações em áudio ou vídeo de deliberações, para justificar o que subsidiou suas decisões de reajuste pelo acionista controlador, o Conselho de Administração, a diretoria e/ou a assembleia-geral.

Na mesma decisão monocrática, Mendonça também solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a prestação de explicações sobre as medidas adotadas, dentro de suas competências legais, sobre a política de preços praticada e a atuação da Petrobras.

O Cade também deverá apresentar informações a respeito de eventuais procedimentos abertos, seus respectivos objetos e o prazo estimado para conclusão.

Mudança no ICMS

Na mesma determinação, Mendonça suspendeu a eficácia do convênio assinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em março deste ano, e decidiu que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nos combustíveis devem ser uniformes em todo o território nacional.

A uniformização deve ocorrer a partir de 1º de julho e valerá para as alíquotas do ICMS cobradas sobre gasolina, etanol, diesel, biodiesel e gás.

O economista Vinicius do Carmo explicou que dificilmente a uniformização do ICMS vai diminuir o valor nas bombas, mas pode contribuir para reduzir a diferença no preço entre os estados. "O efeito é bem limitado, porque a composição de custos e despesas é muito mais afetada pela disparidade entre dólar e real do que pelo diferencial de alíquotas entre estados", ressaltou.

Na avaliação do especialista, o governo não atuou com empenho para controlar os reajustes. "Se ele fosse realmente contra o aumento de preço, os diretores que foram indicados teriam votado contra", destacou. "Mas, agora, tem ministro, presidente da Câmara e até o presidente da República tratando a Petrobras como sucursal de um estado paralelo", criticou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags