ELEIÇÕES 2022

PSD está mais próximo de Márcio França na disputa pelo governo de São Paulo

Fernando Haddad (PT) segue na liderança das pesquisas. No entanto, há uma tendência ao reforço na campanha de França

Denise Rotemburg
postado em 19/06/2022 07:01
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

Em todos os cenários pré-eleitorais, o que tem chamado mais a atenção dos partidos é a disputa para o governo de São Paulo, considerada a eleição mais intrincada do ponto de vista estratégico. Apesar da liderança de Fernando Haddad (PT), o quadro de candidatos ainda não está consolidado e, ao contrário do que espera o partido, a tendência é um reforço à candidatura de Márcio França, do PSB.

O apoio à França deixa a sigla numa situação mais confortável, porque a candidatura do ex-governador deixa o PSD no centro e com espaço para escolher o que melhor lhe prouver num segundo turno, caso Márcio França não chegue lá. Se ele for ao segundo turno, os integrantes do PSD calculam que a vitória é certa, porque, se for contra o PT, ele agregará a turma do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se for contra o candidato
de Jair Bolsonaro (PL), o PT o apoiará para não dar a vitória ao bolsonarismo.

Em tempo: Gilberto Kassab (PSD) continuará defendendo a candidatura própria, mas dá a senha a essa composição, ao dizer que Felício Ramuth, pré-candidato ao governo pelo partido, tem o direito de escolher o caminho. E, com 1% de intenção de voto em algumas pesquisas, o PSD prefere uma vice com mais chances, seja de vitória ou de negociação, do que uma candidatura perdida.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.