Em campo pela CPI dos Combustíveis

Correio Braziliense
postado em 21/06/2022 00:01
 (crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
(crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Diante dos aumentos sucessivos no preço dos combustíveis, deputados cogitam a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o líder do PL na Casa, Altineu Cortes (RJ), deve apresentar, nos próximos dias, um requerimento com pedido de instalação do colegiado.

Desde a semana passada, tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto congressistas passaram a cogitar a instalação de uma CPI, entre os quais, parlamentares de oposição.

Apesar de haver movimentação no Congresso nesse sentido, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou, ontem, que o pedido não deve sair do papel. Na avaliação dele, a proximidade com o período eleitoral deve dificultar os trâmites.

"Acho que não vai nem andar isso aí. Não tem nem tempo. Nós estamos andando já na fase eleitoral. Mais um mês e meio, e inicia a campanha eleitoral. Eu acho difícil que uma CPI vá andar neste momento", disse a jornalistas na entrada do Palácio do Planalto.

Desde a semana passada, tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto parlamentares passaram a cogitar a abertura de uma CPI para investigar o presidente da Petrobras bem como o Conselho da empresa, que autorizam os reajustes nos preços dos combustíveis.

Inflação

Mourão ainda comentou sobre a escalada da inflação. Ele reforçou que o "mundo inteiro está vivendo isso aí" e citou que, nos Estados Unidos, dezenas de voos foram cancelados por falta de passageiros, já que as passagens estão "muito caras por causa do preço do combustível".

"O pessoal está deixando de frequentar restaurantes. A inflação está afetando o mundo inteiro, e nós, aqui, estamos tentando buscar uma solução", ressaltou. "A redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), não criar um imposto sobre a exportação de petróleo quando o barril estiver acima de um valor 'x' é alguma solução a ser buscada no sentido", acrescentou.

Nos últimos dias, Bolsonaro defendeu a abertura da investigação. "Conversei ontem (domingo) com o líder do governo e o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras", disse ele, ao participar de um ato religioso em Manaus.

Para o cientista político do Insper Leandro Consentino, é improvável que a ideia de instalar uma CPI vá para a frente. "Se o governo se esforçar para levantar essa CPI, não vai ser a oposição que vai barrar, muito pelo contrário. Só que os desdobramentos vão cair no colo do próprio governo, então, dificilmente, você veria um esforço tão míope", criticou. "Parece-me novamente tentativa de delegar a responsabilidade ou tentar criar um fato para justificar o problema da alta dos combustíveis e não se indispor com o eleitorado." (TM e RF)

Leia mais sobre Petrobras
na página 7

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags