congresso /

Temer defende Lei das Estatais

Para o ex-presidente, qualquer alteração na legislação a fim de permitir a volta da influência política na administração das empresas públicas é um "retrocesso". E faz um alerta: "Haverá cobranças por parte da sociedade"

Michelle Portela Raphael Felice
postado em 23/06/2022 00:01
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O ex-presidente Michel Temer defendeu, ontem, a Lei das Estatais, criada logo depois que ele assumiu o comando do país e cuja intenção é proteger as empresas nas quais a União é acionista majoritária da influência política. Conforme disse, as alterações que estão sendo gestadas pelos caciques do Centrão, com a bênção do presidente Jair Bolsonaro (PL), são um retrocesso para o ambiente político nacional.

"O que se espera do mundo político é que aperfeiçoe, continuamente, a legislação e as instituições brasileiras, não que promova retrocessos. A lei que se pretende amputar significou a moralização das atividades públicas empreendidas pelas empresas estatais, e um grande avanço nos costumes políticos do país", destacou.

As alterações estão sendo propostas com vistas a praticar uma intervenção na Petrobras e impedi-la de reajustar os preços dos combustíveis — o que desgasta a campanha de Bolsonaro à reeleição e atrapalha as pretensões políticas de cardeais do Centrão, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Temer disse, ainda, que "amputar a Lei das Estatais é um retrocesso. Haverá cobranças por parte da sociedade".

Para tentar alterar a Lei das Estatais, o governo trabalha na elaboração de uma medida provisória, cujo conteúdo foi confirmado pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR). A ideia é ampliar o poder de interferência de Bolsonaro na escolha de conselheiros da Petrobras e na presidência da companhia.

O presidente não esconde que quer acabar com a política de preços da empresa, que acompanha as flutuações do barril de petróleo no mercado internacional. Lira e outros cardeais do Centrão têm feito a pregação de que a Petrobras não tem compromisso com a população ao reajustar os preços dos combustíveis seguidamente.

A elaboração da MP pode ter um inesperado aliado: o PT. Ontem, a presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse que concorda em discutir mudanças na Lei das Estatais. Foi durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff que explodiu o escândalo do Petrolão, quando num grupo de pessoas indicadas por partidos que davam sustentação ao governo no Congresso foram descobertas e presas depois de espoliarem o caixa da Petrobras. Para ela, a legislação "criminaliza" a política ao impedir que apadrinhados políticos sejam indicados para diretorias de empresas públicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags