Derrota para Dallagnol

Tainá Andrade
postado em 26/06/2022 00:01

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, decidiu pelo prosseguimento da investigação contra o ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol no Tribunal de Contas da União (TCU). A apuração diz respeito ao recebimento de diárias, passagens e gratificações durante a força-tarefa.

"Os princípios da eficiência, da moralidade e da economicidade administrativa impõem a liberdade de atuação fiscalizatória do tribunal de contas, cuja atividade institucional, ao final, interessa e beneficia toda a sociedade, que clama por uma proba aplicação dos recursos públicos", argumentou Martins.

A decisão indica que a suspensão do processo, determinada pela Justiça Federal do Paraná, fere a autonomia do tribunal. Além disso, no entendimento de Martins, a demora na análise fiscalizatória é um perigo e pode causar a multiplicação de impeditivos que prejudiquem os trabalhos.

O TCU começou a investigação em 2020, a pedido de parlamentares e do Ministério Público Federal (MPF). A Corte cobrou a devolução, pelos envolvidos, de R$ 2,8 milhões.

Em postagem no Twitter, Dallagnol comentou a decisão: "Dois dias atrás, logo após mais uma vitória no TRF4, eu alertei a sociedade e a imprensa para o que iria acontecer se esse caso subisse para o STJ ou STF (Supremo Tribunal Federal), e tudo aconteceu exatamente como antecipávamos. Sem surpresas aqui", escreveu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags