Congresso

Adiada para terça-feira apresentação de relatório da PEC dos Combustíveis

Relator da proposta, senador Fernando Bezerra (MDB-PE) precisou de mais tempo para "avaliações técnicas e jurídicas", informa a assessoria. Expectativa é de que a votação ocorra ainda esta semana

Taísa Medeiros
postado em 27/06/2022 15:51
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2022, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) informou que irá entregar o relatório da proposta nesta terça-feira (28/6). A PEC determina que a União preste auxílio financeiro aos estados e ao Distrito Federal para compensar as perdas de arrecadação devido à redução da incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A expectativa é de que a votação ocorra ainda esta semana.

Está marcada para às 11h de amanhã a apresentação do parecer do relator, bem como o detalhamento da operacionalização de incremento do voucher caminhoneiro, Auxílio Brasil e vale-gás. Inicialmente, o parecer seria apresentado nesta segunda-feira (27), mas foi adiado por conta da “necessidade de conclusão das avaliações técnicas e jurídicas sobre os temas relacionados à PEC 16/2022”, informou em nota a assessoria do senador.

Na última sexta-feira (24), Bezerra havia informado que retirou da proposta a compensação financeira a unidades federativas que zerassem o ICMS do óleo diesel e do gás de cozinha. Os recursos serão destinados aos auxílios. O motivo da supressão seria a insegurança jurídica gerada pela compensação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação