Pacheco avisa que pode instalar CPI

Correio Braziliense
postado em 28/06/2022 00:01

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou a interlocutores que se a oposição cumprir todos os requisitos para a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias de irregularidades no Ministério da Educação, ele instalará a CPI. Já foram colhidas 28 assinaturas para que o colegiado seja criado, mas os governistas trabalham para que a lista seja esvaziada

Os procedimentos necessários para a instalação da comissão de inquérito são o número mínimo de 27 assinaturas de parlamentares concordando com a criação do processo investigativo; orçamento para que possa funcionar; e fato determinado — no caso, as denúncias de que no MEC funcionava um gabinete paralelo de cooptação de apoio político por meio de liberação de recursos com pagamento de pedágio. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que está colhendo as assinaturas, trabalha com a expectativa de que consiga fechar hoje a lista a ser entregue a Pacheco.

Da parte dos governistas, o argumento para que a CPI não saia do papel é que não haveria tempo hábil para os trabalhos ocorrerem devido às eleições e, também, que as sessões serviriam de palco para eventuais candidatos a cargos eletivos em outubro. Inclusive, um dos que defendeu a teoria da falta de tempo foi o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos).

"Acho complicado, porque está todo mundo pensando em eleição, mais três meses tem eleição. Falta tempo para isso progredir. Acho que não vai para frente", analisou.

Mourão criticou a prisão preventiva do ex-ministro da Educação, já revista, mas falou em "prováveis crimes" do pastor presbiteriano. Também minimizou o impacto da prisão de Milton Ribeiro na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo segundo mandato, fator que vem sendo levado em consideração pelos estrategistas da reeleição.

"Até porque durou pouco tempo, foi algo na minha visão um tanto quanto apressado. A decisão talvez não fosse a melhor, colocar prisão preventiva ainda com indícios fracos de prováveis crimes", afirmou. (LP com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags