CORRUPÇÃO

Bolsonaro diz que não há corrupção endêmica no governo: "Casos que pipocam"

Assunto foi citado enquanto o presidente falava sobre o ingresso do Brasil na OCDE. Um dos pontos avaliados para o ingresso no bloco é o combate à corrupção

Ingrid Soares
Cristiane Noberto
postado em 29/06/2022 17:14 / atualizado em 29/06/2022 17:29
 (crédito: Iano Andrade / CNI)
(crédito: Iano Andrade / CNI)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (29/6), que “não tem corrupção endêmica no governo”, mas “casos isolados”. O governo federal está no meio de uma das maiores crises com o gabinete paralelo do Ministério da Educação.

De acordo com o chefe do Executivo, “não temos nenhuma corrupção endêmica no governo”. “Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso”, afirmou no evento Diálogo da Indústria com os pré-candidatos à Presidência da República, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Bolsonaro ainda frisou que “não interessa descobrir o corrupto”, mas a intenção é evitar que apareça essa figura. “Mas além da escolha dos ministros, além de conversar com eles qual é a real função deles em cada ministério, temos uma célula composta de servidores da Polícia Federal, da CGU (Controladoria-Geral da União), AGU (Advogacia-Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União), para analisar aquilo que há de mais caro para nós, de modo que a gente ataque a possível corrupção na origem. Não interessa descobrir o corrupto. Nós temos que evitar que apareça a figura do corrupto”, disse.

Brasil na OCDE

O assunto corrupção foi citado enquanto o presidente falava sobre o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um dos pontos avaliados para o ingresso no bloco é o combate à corrupção. “A gente vai continuar fazendo o que começamos no início de 2019. Somente o estudo avançado do ingresso do Brasil na OCDE é sinal de que o Brasil é bem visto globalmente. Ali, nós atacamos a facilitação de negócios bem como o combate à corrupção. Nisso nós estamos muito bem no governo”, frisou.

Ainda no debate, Bolsonaro voltou a criticar as políticas adotadas em meio à pandemia como lockdowns e restrição. Reclamou por não ter conduzido o assunto da forma que queria, pois teria sido cerceado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na época, em prol dos governadores.

"De vento em popa"

Ele também falou que o país passou da 13ª para a 10ª economia no mundo e comentou o "recorde de carteira assinada” no país. “O Brasil vai de vento em popa. O mundo inteiro busca fazer negócio conosco”, disse.

O presidente aproveitou para comentar também a conversa que teve na segunda-feira (27) com o presidente russo, Vladimir Putin, que, de acordo com Bolsonaro, “reafirmou o compromisso de modo que a cadeia de trazer fertilizantes para o Brasil não venha ser interrompida”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação